Responsabilidade social empresarial

Páginas: 5 (1029 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO- UNICURITIBA

REPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

CURITIBA 2013
Daniele Soares
Jheniffer Coronado
Mariana Mussi
Natasha Tavares

TRABALHO DE SEMINÁRIOS

CURITIBA 2013
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela serelaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando adversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
As consequências da prática de responsabilidade sociais são visíveis, por exemplo, no caso de benefícios para os colaboradores, estaráfavorecendo para a existência de um clima organizacional benéfico e saudável, o que implicará positivamente à produção. No ambiente externo, proporcionará um aumento na credibilidade da organização, confiança e preferência dos clientes, afetando positivamente na imagem da organização. Diante do exposto não se pode negar que a responsabilidade social empresarial tem vantagens competitivas, uma vez que agecom integridade, honestidade, solidariedade, ética, porém não deve ser o motivo que move a ação.
CONTRIBUIÇÃO DAS EMPRESAS
O primeiro passa para estabelecer práticas de responsabilidade social é criar uma missão que reflita as metas e os princípios da empresa e integrá-la ás práticas diárias da empresa, por meio de compartilhamento destas metas e princípios com os dirigentes e funcionários.Como medida de responsabilidade social, incluem-se o treinamento de funcionários, o apoio às escolas locais, a não utilização de mão-de-obrainfantil ou escrava, o respeito ao meio ambiente e a reciclagem de resíduos. As empresas contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade justa e saudável, além de obterem diversas vantagens competitivas, ainda melhorarão o seu desenvolvimento e resultado.SITUAÇÃO ATUAL EM NÍVEL BRASIL E MUNDIAL
O conceito Responsabilidade Social Empresarial é novo e ainda não foi uniformizado a novel mundial. Ele se fortalece a partir da constatação de que as empresas têm um papel essencial a cumprir, juntamente com os governos e a sociedade civil, na solução das imensas desigualdades sociais e da quase irreversível catástrofe ambiental que vivemos neste iniciode milênio.
A França foi o primeiro país a fazer investimentos socais nas empresas com o número acima de 300 funcionários. O conceito de responsabilidade social empresarial foi utilizado no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável em 1998. Com isso ficou estabelecido o que se trata de comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuirpara o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo.
No Brasil, o movimento de responsabilidade social surgiu tendo como base umasérie de iniciativas de movimentos empresariais. No início da década de 60, um grupo deempresários fundou, em São Paulo, a Associação de DirigentesCristãos de Empresas.
(ADCE) que, através dos ensinamentos cristãos, tinha como objetivo estudar as atividadeseconômicas e sociais do meio empresarial.

OPORTUNIDADES E DIFICULDADES??

ENVOLVA PARCEIROS E FORNCEDORES
* Responsabilidade na relação com os fornecedores
Segundo o Instituto Ethos, a empresa que se considera socialmente responsável deve ter uma relação com os fornecedores e com osparceiros respeitando os contratos e sempre buscando excelência nas relações de parceria. "A empresa deve conscientizar-se de seu papel no fortalecimento da cadeia de fornecedores, atuando no desenvolvimento dos elos mais fracos e na valorização da livre concorrência”. A cadeira de fornecedores deve estar consciente dos códigos de conduta e dos valores que a empresa contratante tem, e esta última...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
  • ÉTICA EMPRESARIAL e RESPONSABILIDADE SOCIAl
  • Responsabilidade social empresarial
  • Responsabilidade social empresarial
  • Comunicação empresarial e responsabilidade social
  • Responsabilidade Social Empresarial
  • Responsabilidade Social Empresarial
  • Conceito de responsabilidade social empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!