RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Páginas: 7 (1636 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: POR UMA BOA
CAUSA!?
Por: Gianna Maria de Paula Soares

RESUMO

As organizações assumem uma postura socialmente responsável em relação às injustiças sociais e à degradação da natureza. Mas por outro lado, estudos nos mostram que a leitura atenta dos discursos organizacionais revela palavras sequer pronunciadas e de que existem contradições entre o que osmembros das organizações assumem como sendo ética, moral e democracia e o que efetivamente é praticado no ambiente organizacional.

INTRODUÇÃO

A responsabilidade social corporativa caracteriza-se fundamentalmente por uma proposta de
retomada das questões éticas tanto dentro das organizações como no seu relacionamento com o público externo, qual seja, consumidores, clientes, fornecedores,Governo e acionistas, os chamados stakeholders.
As organizações, a partir de uma postura dita socialmente responsável, vêm empreendendo ações sociais que vão desde a tradicional filantropia até parcerias com o terceiro setor, e incluem programas de voluntariado empresarial e de proteção ao meio-ambiente, além da instituição de códigos de ética que visam regulamentar a conduta de seus membros.Observamos que por trás do discurso cobertura, que deixa transparecer apenas as boas
intenções e as motivações socialmente admissíveis para esse novo paradigma organizacional, existem outras razões que levam as organizações a aderirem ao movimento pelo social, razões essas que nem sempre são assumidas publicamente e, em sua maioria, não são questionadas pelo mundo acadêmico.

É preciso,primeiramente, esclarecer que o presente artigo se propõe a discutir não as ações sociais em seu caráter individual, mas sim a totalidade das ações que se encontram sob o leque da responsabilidade social corporativa, de forma que se possa identificar as contradições e as outras motivações envolvidas no movimento da responsabilidade social corporativa, e questionar a capacidade e o interesse efetivos dasorganizações em resolverem as adversidades sociais e ambientais.

O CAPITAL E A ÉTICA, OS RECURSOS NATURAIS E OS “RECURSOS” HUMANOS

Os indivíduos reproduzem sua existência por meio de funções primárias de mediações que se estabelecem entre eles e no intercâmbio e interação com a natureza, dadas “pela ontologia singularmente humana do trabalho ” (ANTUNES, 2002, p. 20). A funcionalidade dasmediações de primeira ordem, entretanto, foi afetada pelo advento das mediações de segunda ordem do capital, que passou a conduzir as primeiras, em uma inversão da lógica societal, cuja efetivação instituiu o sistema de metabolismo social do capital.
Pretende-se, portanto, a partir do exame das relações que se estabelecem entre o capital e a ética, os recursos naturais e o trabalho, demonstrar que aincapacidade das organizações de construir um mundo melhor por meio do movimento da responsabilidade social é congênita, visto que os principais problemas que essas ações se propõem a solucionar são parte das contradições inerentes ao próprio sistema do capital.

A ética no capitalismo

No presente trabalho, a ética é entendida como se referindo ao comportamento autônomo do indivíduo capaz dedesejo (CHAUI, 1994, citado por FARIA, 2000), de forma que se julga que “a ética avalia então os costumes, aceita-os ou reprova -os” (SROUR, 1998, p.271); a moral, por sua vez, é tomada como referente ao comportamento normativo, em que as regras são definidas pela sociedade (CHAUI,1994, citado por FARIA, 2000).

Logo, pode-se afirmar que “os imperativos da competição, deificada como arranjointransponível das relações de produção da vida material, transforma a violência em modelo de ação humana destruindo as possibilidades éticas [no âmbito do capitalismo]” (FARIA, 2000, p. 8).




Os recursos naturais no capitalismo

O trabalho, enquanto valor de uso, é o ato de depositar significado humano à natureza, de forma que sempre será o metabolismo entre o homem e a natureza (CODO et...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Responsabilidade Social Corporativa
  • Ética e responsabilidade social corporativa
  • O que responsabilidade social corporativa
  • Responsabilidade social corporativa
  • Responsabilidade Social corporativa
  • Responsabilidade social corporativa
  • Responsabilidade social corporativa
  • Responsabilidade social corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!