Responsabilidade social corporativa como estratégia para o desenvolvimento sustentável

Páginas: 17 (4041 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2011
Responsabilidade social corporativa como estratégia para o desenvolvimento sustentável
Resumo

A responsabilidade social corporativa passa a ser considerada um elemento importante para o desenvolvimento dos negócios e para estabelecer relações positivas das empresas com as assim chamadas partes interessadas (stakeholdwers).

Assim, as empresas são impulsionadas a adotar novas posturasdiante de questões ligadas à ética e à qualidade da relação empresas-sociedade.

Estas questões vêm
influenciando, e em muitos casos impondo, mudanças nas dinâmicas de mercado e no padrão de concorrência e de competitividade, a exemplo das preocupações ligadas ao meio ambiente.

Não se deve pensar em sustentabilidade como algo restrito ao meio ambiente, assim como responsabilidade social não selimita a ações ou investimentos em projetos sociais. Da mesma forma, responsabilidade social corporativa significa entender e agir em resposta a essa nova demanda da sociedade, que é a de que o valor gerado por uma empresa se reflita em benefícios não somente para seus acionistas, mas que tenha também um impacto positivo para o conjunto dos afetados por suas operações, em particular o meio ambientee a comunidade (seus próprios funcionários e o restante da sociedade), respeitando sua cultura e agindo de forma ética e transparente.

1 – Introdução

A responsabilidade social corporativa, segundo Young (2004), definitivamente se tornou uma importante ferramenta para a sustentabilidade das organizações. Hoje, os conceitos que norteiam uma gestão socialmente responsável – a relação ética etransparente com todos os públicos que se relacionam com a empresa para o desenvolvimento do seu negócio e da sociedade, preservando-se os recursos ambientais e humanos para as gerações futuras – trazem vários benefícios para as organizações.

Na primeira metade do século XX, cientes da importância do seu papel social, as empresas passaram a se mostrar mais comprometidas com todos à sua volta,com a comunidade. Surgiram, então, os investidores sociais, que aplicam seus próprios recursos em projetos de interesse público, não através apenas da prática da caridade, mas por meio de ações voluntárias, planejadas e acompanhadas de perto. Tinham, e ainda têm, como objetivo melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e fortalecer laços de confiança com eles.

Com o propósito de explorar o temaeste trabalho apresenta: Conceito e definição da responsabilidade social corporativa; Grupos de interesses ou stakeholders; Objetivos da responsabilidade social corporativa; Princípios básicos da responsabilidade social corporativa e Responsabilidade social como cultura empresarial.

2 – Conceito e definição de responsabilidade social corporativa

2.1 – Conceito

Conforme afirmam Shommer(2000) e Shommer, Rocha, Fischer (1999), o conceito de responsabilidade social corporativa parte do princípio de que a atividade empresarial contempla compromissos com toda a cadeia produtiva da empresa, como, por exemplo: clientes, funcionários e fornecedores, bem como as comunidades, o ambiente e a sociedade. Esta concepção se relaciona com a teoria dos stakeholders–os indivíduos ou grupos quedependem da organização para alcançar suas metas e dos quais a empresa depende para funcionar.

A responsabilidade social corporativa representa o compromisso com a idéia de organização como conjunto de pessoas que interagem com a sociedade. Assume o princípio de que as organizações têm sua origem e seus fins essenciais nas pessoas, as quais se organizam e se dispõem em diversos grupos deinteresses, com peculiaridades e distintos tipos de relação. Contempla o impacto da ação da empresa em sua tríplice dimensão: econômica, social e ambiental, tendo como meta principal a consecução do desenvolvimento sustentável.

Em torno do conceito de responsabilidade social corporativa, de acordo com AECA (2004), existem vários termos relacionados, dentre os quais destacamos os seguintes:

→ Ação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • POLITICAS E ESTRATEGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL SUSTENTAVEL I
  • Politicas e Estrategias para o Desenvolvimento Economico e Social Sustentavel II
  • DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E CAPACIDADE INSTITUCIONAL: Análise qualitativa sobre a...
  • estrategias para o desenvolvimento sustentavel do Brasil
  • Responsabilidade Social Corporativa
  • Responsabilidade Social Corporativa
  • RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
  • Ética e responsabilidade social corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!