RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL: REFERÊNCIA NA RECICLAGEM, MAS E A QUESTÃO SOCIAL?

Páginas: 33 (8227 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL:
REFERÊNCIA NA RECICLAGEM, MAS E A QUESTÃO SOCIAL?

Fernando Filardi
Juliano Polesi
Elisabete Stradiotto Siqueira
Erlaine Binotto

Resumo
A preocupação da sociedade com ações voltadas para uma melhor relação com o meio ambiente têm se intensificado nas últimas décadas. Uma das dimensões dessa questão está relacionada com o destino dos resíduos sólidos esua relação com processos de reciclagem. Um novo ator social emergiu desse cenário, conhecidos como “catadores de lixo”. A situação social desses sujeitos insere-se na dubiedade da dimensão ambiental, pois, ao mesmo tempo em que, o lixo lhes proporciona trabalho informal, por outro lado as condições de vida e salubridade nem sempre correspondem a dignidade social. O texto analisa a percepçãodesses atores com relação a esta contradição, no sentido de apurar que nível de compreensão eles possuem sobre as possibilidades e limitações que este tipo de inserção social tem possibilitado. Trata-se de um estudo exploratório. Utilizou como meio de investigação a pesquisa de campo. Foram entrevistados: 21 “catadores de lixo”, da região da AMURES (Associação dos Municípios da Região Serrana de SantaCatarina), que coletam na rua e carroceiros, classificados por Carmo, Oliveira e Migueles (2004). Os resultados indicam que a contraditoriedade desse vínculo social nem sempre é percebida de forma clara pelos envolvidos. Alguns relatam sentir orgulho de sua atividade e também o ganho de renda gerado que tem proporcionado melhores condições de vida para ele e sua família. Esse processo gera umadubiedade, pois de um lado ameniza os processos de exclusão social de pessoas, que não encontram outras formas de sobrevivência considerada pelos entrevistados como melhores que a anterior, mas de outro mascara a ineficiência do sistema produtivo que não é capaz de lidar com o ciclo que relaciona natureza – matéria-prima – produto – consumo – descarte. A pesquisa demonstrou que existe um grandedistanciamento da ação dos catadores (elo inicial da cadeia) com as organizações.
Palavras-chave: catadores de lixo, questão social e ambiental, reciclagem

1. Introdução
O problema dos resíduos sólidos na sociedade moderna foi agradavo com o aceleramento do processo industrial que agregou às matérias-primas, retiradas da natureza, propriedades que a tornaram um elemento estranho ao sistemanatural.
Segundo Capra (1996) o ecossistema foi concebido de forma a não produzir resíduos, uma vez que se constitui em uma cadeia perfeita em que os resíduos de uma espécie são alimentos de outra. Nesse contexto, a noção de reciclagem faz parte de um ciclo natural da vida.
A sociedade de consumo, que caracterizou principalmente a segunda metade do século XX, agregou a percepção humana uma visãoequivocada do processo natural. Korten (1990), para explicar tal perspectiva usa a metáfora do astronauta e o cowboy, enquanto o último tem a visão do horizonte como algo sem limites, o astronauta somente sobrevive através do cálculo preciso dos recursos necessários e o quanto esses produzirão de descarte. Este equilíbrio é fundamental para a sustentabilidade de sua jornada.
Cabe considerar asdesigualdades sociais produzidas pela inexistente distribuição da renda, produzida, principalmente pela produtividade tecnológica, que desenham um cenário, em curto prazo, absolutamente preocupante, uma vez que se assiste o esgotamento das possibilidades de estabelecer um ciclo de produção de soma zero. Senge (2000) sugere que o processo industrial deveria ser responsável por todo o ciclo produtivo,envolvendo desde a retirada da matéria-prima até o destino final do resíduo de seus produtos e também suas embalagens, tomando como referência a forma como a natureza lida com seus resíduos como comentado por Capra (1996).
O desperdício, a cultura descartável que em um olhar simplista conduziria a comodidade e o conforto, tem produzido efeitos degradantes levando o planeta aos limites da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RECICLAGEM: UMA QUESTÃO AMBIENTAL, ECONÔMICA E social
  • Fornecedores sócio responsáveis (responsabilidade social ambiental)
  • Panorama geral sobre a questão ambiental e a responsabilidade social
  • Responsabilidade sócio ambiental
  • Responsabilidade socio ambiental
  • RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL
  • responsabilidade socio ambiental
  • Responsabilidade socio ambiental nas empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!