Responsabilidade Ecológica

Páginas: 9 (2017 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
Escola Secundária de Valongo

Filosofia – 10º CSE

Responsabilidade ecológica



Trabalho realizado por: Ana França Nº1
Andreia Alves Nº22

Prof. Alexandra Rebelo
13-06-11

Índice

Índice 1
Introdução 3
Definição de Ecologia 4
Aparecimento dos problemas ambientais 4
Ciência moderna 4
Movimentos ecologistas 5
Desenvolvimento sustentável 5
Concepções ecológicas 6
EcologiaSuperficial 6
Ecologia Profunda 6
Luc Ferry 7
Responsabilidade Ecológica 8
Bibliografia 10

Introdução

Há leis na natureza que, para funcionarem, não recebem salário, não tiram folgas, nem sequer gozam férias. Vigilantes permanentes, com a mesma medida para todos, velam pela saúde e pela ordem dos sistemas físicos e espirituais. Têm um defeito terrível: não aceitam subornos, nem, nomínimo, uma gorjeta.
Lavoisier, o famoso cientista dos primórdios da ciência química, deixou a conclusão abrangente de que na natureza nada se cria, tudo se transforma.
Hoje em dia, muitas pessoas pensam: “A degradação ecológica fica para resolver por quem cá estiver nessa altura…”. Isso não exclui a forte possibilidade de sermos nós próprios a apanhar com esses efeitos agora causados, e muito menos asermos responsáveis pelos infortúnios que atiramos para a vida dos outros.
Ecologia lembra o funcionamento, em harmonia, de um sistema global, de um todo. Que é muito maior e mais amplo do que podemos supor no horizonte ainda tão acanhado dos conhecimentos actuais. Porque envolve até pensamentos, sentimentos, e, sobretudo, atitudes. Há uma ecologia individual que se junta a outras e, formando ummosaico, constitui uma ecologia colectiva.
Este trabalho mostra-nos que devemos ter responsabilidade e consciência, para fazer da Terra um planeta, cada vez melhor. Temos como objectivos:
Esclarecer o conceito ecologia;
Relacionar a acção humana com os problemas ecológicos;
Dar a conhecer as concepções ecológicas;
Esclarecer o conceito de responsabilidade;
Pesquisar propostas de soluçõespara problemas ecológicos.



Definição de Ecologia

Segundo Ernest Haeckel, criador deste conceito, a ecologia é a parte da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente, bem como a sua distribuição.
A ecologia adquiriu importância quando profundos desequilíbrios ambientais provocados pelo desenvolvimento tecnológico acelerado obrigaram a reflectir sobre a relaçãodo ser humano com a Natureza.
Aparecimento dos problemas ambientais

Ciência moderna

Foi criada por Francis Bacon, Galileu, Descartes e Newton, no século XVII e é o instrumento capaz de aumentar o poder do ser humano sobre a natureza, melhorar as suas condições de vida e eliminar as preocupações e a miséria da humanidade.
Com o aparecimento da ciência moderna, apesar das condições devida do ser humano terem melhorado e de no século XVII ter sido considerada como a solução de todos problemas da humanidade, à medida que se tem vindo a desenvolver tem também trazido cada vez mais problemas ambientais.
Estes problemas ambientais têm vindo a revelarem-se a partir da revolução industrial do século XIX e o consequente desenvolvimento tecnológico levaram à sobrexploração dos recursosnaturais o que provocou radicais alterações na relação do ser humano com o ambiente. Os impactos negativos que o “progresso” tecnológico trouxe denominam-se pela poluição industrial, com produção excessiva de detritos, pela contaminação das águas e da atmosfera, pela exploração desenfreada dos recursos naturais com a consequente eliminação de áreas florestais e de outros recursos naturais, pelacontaminação de solos e pelo perigo de extinção de espécies animais.
Este preocupante cenário levou a que a humanidade se preocupa-se e começou-se a desenvolver uma atitude política de consciencialização e de defesa do meio ambiente, com manifestações de protesto contra a implantação de centrais nucleares e contra empresas geradoras de poluição.
Movimentos ecologistas

O ambientalismo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A responsabilidade ecológica
  • Responsabilidade ecologica
  • Responsabilidade ecologica
  • RESPONSABILIDADE ECOLOGICA
  • Responsabilidade ecológica
  • Responsabilidade ecológica
  • RESPONSABILIDADE ECOLOGICA
  • Responsabilidade ecológica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!