Responsabilidade cidadã

Páginas: 5 (1215 palavras) Publicado: 13 de junho de 2013
Capítulo primeiro: A CONJUNTURA ATUAL E A RESPONSABILIDADE SOCIAL E CIDADÃ DAS EMPRESAS (pp. 15 – 19)
Hoje, a partir da proliferação de seminários, de debates, de produção bibliográfica ou mesmo de campanhas institucionais, é fácil perceber que as empresas começam a realizar cada vez mais atividades de caráter social, anteriormente inimagináveis para organizações capitalistas, salvo as célebresiniciativas de Robert Owen, Fourier e Sant-Simon que eram taxados e, às vezes até condenados de socialistas. – segundo parágrafo.
Assim, se por um lado o estado, como mencionado, progressivamente se retira de sua tradicional posição de propiciador do bem estar e realizador de políticas de cunho social, deixando as populações mais carentes à margem da própria sorte; por outro lado, as empresaspassam a perceber que são, em parte, responsáveis pela situação de exclusão e injustiça social. – décimo terceiro parágrafo.
Capítulo segundo: A RESPONSABILIDADE SOCIAL E CIDADÃ DAS EMPRESAS E SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO COM JUSTIÇA SOCIAL (pp. 19 – 24)
Como revelam Paola Cappellin & Gian Mario Guiliani, a responsabilidade social da empresa pode ser traduzida mais como uma evolução daempresa em busca de sua excelência e plena realização – quarto parágrafo.
Em relação aos recursos humanos, podem-se ter varias iniciativas de responsabilidade social dentro das empresas. Essas seriam, além do devido cumprimento dos direitos trabalhistas, propiciar o aprendizado permanente; uma melhora do nível de informação sobre a empresa; um maior e melhor equilíbrio entre trabalho, família e lazer;Capítulo terceiro: A RESPONSABILIDADE SOCIAL E CIDADÃ EMPRESARIAL NO BRASIL (pp. 24 – 31)
As motivações dos empresários do sudeste em realizar ações de justiça social foram, segundo os dados apurados pelo IPEA, por motivos humanitários (81%), ou seja, a principal recompensa para os empresários é a satisfação pessoal de ajudar a comunidade. – décimo parágrafo
Capítulo quarto: OS BENEFÍCIOS EEFEITOS ADVINDOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL E CIDADÃ DAS EMPRESAS (pp. 32 – 37)

Mas será que a responsabilização social das empresas é interessante para as corporações ou significa apenas um custo que deve ser, inevitavelmente, arcado pelo setor privado, em razão da retirada relativa do estado das políticas sociais, ou ainda um reflexo de impulso humanitário apenas? – parágrafo primeiro.
[...]Empresas que prestam atenção adequada aos aspectos sociais e ambientes são aquelas maduras o suficiente para perceberem que práticas de responsabilidade cidadã redundam em melhoras de seus resultados, na medida em que trazem efeitos sociais positivos imediatos e mediatos, diretos e indiretos, de auto preservação e perpetuação da comunidade e da organização, concernentes à ampliação ou manutenção domercado consumidor (sociedade) [...] – Décimo sétimo parágrafo.
Capítulo quinto: O CICLO VIRTUOSO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA E O CIDADÃO (pp. 37 – 39)
“A decisão de efetivar e viabilizar a ação social preestabelecida pela empresa é em instância, do consumidor, que pode confirmar a ação cidadã da empresa ou simplesmente torná-la ineficaz. É por conta disso que, par ao sucesso dequalquer campanha de responsabilidade social das empresas e para uma efetiva participação de empresas no âmbito dos problemas da sociedade como parte dela, ou seja, como cidadãs, é primordial um ambiente de, sobretudo, consumidores também cidadãos”. – parágrafo ultimo.
Capítulo sexto: A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO DO ESTADO, ONGs E EMPRESAS NA EFETIVAÇÃO DO CICLO VIRTUOSO DE RESPONSABILIDADESOCIAL E UM AMBIENTE DE JUSTIÇA SOCIAL (pp. 39 – 41)
[...] Há empresas que não adotaram nenhuma p´ratica de gestão cidadã. Assim, para as empresas que não adotaram tal paradigma de gestão, é necessário que isso se dê inicialmente por uma reformulação ou reciclagem de seu pessoal e de sua cultua e valores [...]. – terceiro paragrafo
[...] é importante salientar ainda que o poder local poderia ser de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empresas Cidadãs
  • Ser cidadã
  • Empresa cidadã
  • Criança cidadã
  • CARTILHA CIDADA
  • projeto cidada
  • Cartilha cidada
  • Cartilha Cidadã

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!