responsabilidade ambiental

Páginas: 5 (1156 palavras) Publicado: 3 de maio de 2014
 A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL DAS EMPRESAS

Hoje a questão ambiental e um assunto que saiu dos muros das organizações e ganhou espaço na ruas das cidades, nas escolas, nas mídias etc. As empresas passaram a se ver como parte integrante de um ambiente há muito tempo degradado e percebem que essa degradação brevemente poderá afeta-las, caso não sejam tomadas iniciativaspara tentar reverter a situação.
Hoje, a maioria dos problemas instalados no meio ambiente decorrem do uso indevido dos recursos naturais disponíveis na natureza.Para solucioná-los , e necessário o envolvimento das empresas. A preocupação ambiental e também preocupação da classe política, e uma prova disso e a quantidade de leis ambientais aprovadas atualmente sem contar com a força das organizaçõesda sociedade civil.
Segundo Barbieri(2004) , As organizações da sociedade civil que atuam nas áreas ambientais e sócias tem-se tornado uma influencia poderosa, que se manifesta por meio de denuncias , da formação de opiniões perante o grande publico, de pressões políticas nas instancias legislativas e executivas e de cooperação com as empresas.

A GESTAO AMBIENTALE O NOVO AMBIENTE EMPRESARIAL
Um dos maiores desafios que o mundo enfrentara na próximo milênio e fazer com que as forcas de mercado protejam e melhorem a qualidade do ambiente, com a ajuda de padrões baseados na desempenho e uso criterioso de instrumentos econômicos, num contexto harmonioso de regulamentação.Diante de tais transformações econômicas e sócias, uma indagação: A questão ambiental eecológica não seria um mero surto de preocupações passageiro que demandariam medidas com peso ônus para as empresas que a adotarem? Pesquisas recente da Confederação Nacional da Industria-CNI e do ibope mostra o contrario, revela que 68% dos consumidores brasileiros estariam dispostos a pagar mais por um produto que não agredisse o meio ambiente.
A preservação do meio ambiente converteu-se em umdos fatores de maior influencia da década de 90 , com grande rapidez de penetração de mercad. Assim, as empresas começam a apresentar soluções para alcançar o desenvolvimento sustentável e ao mesmo tempo aumentar a lucratividade de seus negócios. Neste contexto, gestão ambiental não e apenas uma atividade filantrópica ou tema para ecologistas e ambientalistas e sim, uma atividade que podepropiciar ganhos financeiro para as empresas



A NORMA ISSO 14000
A Serie ISO- International Organization For Standardization- e uma serie de normas de padrão internacional para sistemas de qualidade. Trata-se de uma certificação almejada por todas a empresas que procuram oferecer qualidade em seus produtos e serviços. O que certifica que a empresa comoinstituição de qualidade e ter respeitadas as normas que indicam requisitos mínimos de gestão, acerca dos quais cada empresa escolhe o nível de qualidade em que deseja se situar. [Então, alem de normas e marcas especificas do setor na qual atuam ], as empresas podem, também, utilizar as normas e o certificado ISO para melhorar a qualidade de sua gestão e de seus serviços.
Diante da necessidade dese estabelecer normas acerca da questão ambiental e sai responsabilidade no âmbito empresaria, a International Organization For Standardization desenvolve uma serie de normas que objetivava padronizar os processos empresarias de retirada dos recursos naturais, bem como a punição para aquelas empresas que porventura viessem a causar, algum tipo de desequilíbrio ambiental me decorrência de duasatividades.
A ISO 14000 vem estabelecer quais as diretrizes para a área da gestão ambiental no interior das empresas, ou seja, quais são as responsabilidades ambientais que as mesmas precisam assumir para serem consideradas responsáveis socialmente pelo meio ambientes. Como a ISO 14000 determina o sistema de gestão ambiental de uma empresa, ela será perfeitamente capaz de:
1. Avaliar que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • responsabilidade ambiental
  • responsabilidade ambiental
  • Responsabilidade ambiental
  • Responsabilidade ambiental
  • responsabilidade ambiental
  • Responsabilidade ambiental
  • Responsabilidade Ambiental
  • RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!