respiracao celular

Páginas: 13 (3054 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos vitais. Ela pode ser de dois tipos,respiração anaeróbia (sem utilização de oxigênio) e respiração aeróbia (com utilização de oxigênio).
Eis a sua equação: C6H12O6 + 6O2 ---> ação das enzimas ---> 6CO2 + 6H20 + energia
A respiração celular é o processo deobtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a liberação de dióxido de carbono, energia e água e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica, tal como lipídios. A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria.
Do ponto de vista da fisiologia, o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o seu meio ambiente échamado de ventilação, respiração ocorre apenas na célula, operação executada pela mitocondria.
Do ponto de vista da bioquímica, respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que possa ser usada nos processos vitais. A respiração celular processa-se nas seguintes etapas:
Glicólise
Ciclo de Krebs
Cadeia respiratória
Fosforilação oxidativa
Oprocesso básico da respiração celular é a quebra da glicose ou Glicólise, que se pode expressar pela seguinte equação química:
C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O + energia
Nutrientes (energia química) + O2 → CO2 + H2O + Energia(alguma que se perde sob a forma de calor e outra parte armazena-se sob a forma de ATP)
Este artigo centra-se nos fenómenos da respiração celular, que se processa segundo duassequências básicas:
Glicólise(ocorrida no citosol) e Oxidação do piruvato(ocorrida na matriz mitocondrial) através de um de dois processos: Respiração aeróbia ou Respiração anaeróbia



Osmose

Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem a maior parte do texto (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontesfiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.



Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa(desde junho de 2009). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor,verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada nadiscussão.




A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membranasemipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivênciadas células.
A osmose pode ser vista como um tipo especial de difusão em seres vivos.
A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável,1ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem demoléculas de água, mas impedem a passagem de outras moléculas.
Este tipo de transporte não apresenta gastos de energia por parte da célula, por isso é considerado um tipo de transporte passivo. Esse processo está relacionado com apressão de vapor dos líquidos envolvidos que é regulada pela quantidade de soluto no solvente. Assim, a osmose pode ajudar a controlar o gradiente de concentração de saisnas células.
Índice
  [esconder] 
1 Osmose em Metazoários
2 Osmose em vegetais
2.1 Equação da osmose em vegetais
3 Tipos de osmose
4 Referências
5 Ver também
Osmose em Metazoários[editar | editar código-fonte]
Em animais, apesar da célula não possuir uma membrana plasmática dita "perfeita" em termos de permeabilidade (devido ao facto de nela passar, não só água mas também outras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Respiração celular
  • Respiração celular
  • Respiração Celular
  • Respiração celular
  • respiração celular
  • Respiração celular
  • Respiração Celular
  • Respiração celular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!