respiração

Páginas: 2 (464 palavras) Publicado: 16 de março de 2014
1. Quais são os circuitos respiratórios? (relacionar rota do ar, desde que ele é inalado pelo nariz ate entrar chegar aos alvéolos, classificando os nomes das diferentes estruturas por eletransitados).
R: Os órgãos do sistema respiratório, além de dois pulmões, são: fossas nasais, boca, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, diafragma e finalmente, os alvéolos pulmonares reunidosem vesículas pulmonares Quando respiramos, o ar penetra em nossas narinas vai para as cavidades nasais. Lá há células epiteliais que produzem um muco fluido e pegajoso que tem como função umedecer eaquecer as vias respiratórias, além de reter partículas sólidas e bactérias presentes no ar que respiramos, funcionando como um verdadeiro filtro. Ainda nas cavidades nasais encontramos célulasnervosas especializadas em perceber odores.
Depois de passar pelas cavidades nasais, o ar, que já está aquecido, umedecido e filtrado, chega até à faringe, canal comum aos sistemas respiratório edigestores, de onde é conduzido à laringe, órgão tubular protegido por peças cartilaginosas. Logo na entrada da laringe encontramos uma pequena estrutura conhecida como epiglote, que funciona como uma válvula,fechando-se quando engolimos e impedindo que a substância engolida penetre nas vias respiratórias, causando engasgamento. Ainda na laringe podemos encontrar as cordas vocais, que vibram quando hápassagem do ar, produzindo o som. Logo abaixo da laringe encontramos a traquéia, um tubo de cerca de 10 cm de comprimento por 1,5 cm de diâmetro. Com paredes reforçadas por anéis cartilaginosos (paramantê-la sempre aberta para a passagem de ar), a traquéia se divide em dois tubos chamados de brônquios, que encaminham o ar para os pulmões. Na traquéia, nos brônquios e nos bronquíolos podemos encontrarcélulas produtoras de muco que absorvem partículas de poeira e bactérias que se encontram suspensas no ar. Todas essas impurezas são varridas através da movimentação dos cílios para a faringe, onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • respiração
  • respiração
  • Respiração
  • Respiracao
  • respiraçao
  • A respiração
  • Respiração
  • RESPIRACAO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!