Respiração e Classificação Vocal

Páginas: 9 (2154 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013
Respiração

A respiração tem a função de emissora da voz falada ou cantada tal como o arco para o violino. É o elemento gerador do som. Aqui se trata do fole pulmonar, acionado por uma serie de elementos e fatores a que Pedro Bloch, grande foniatra, chama de Produto ou Ativador. O estudo da respiração é, pois, a base da Técnica Vocal.
A função principal da respiração é proporcionar oxigênioàs células corporais e extrair o excesso de bióxido de carbono das mesmas. Este aparelho abre-se ao exterior pela boca e narinas. Continua com a faringe, traqueia que se ramifica em dois brônquios, os quais, por sua vez, voltam a desdobrar-se em inumeráveis ramificações, os bronquíolos, até terminar nos Lobos Pulmonares, penetrando em seus lóbulos para desembarcar nos vesículos com seus alvéolos.Nos Lobos Pulmonares, é onde se verifica a troca de gases (hematoses) que coincidem com a do sangue venoso em arterial. Em resumo, o Aparelho Respiratório é integrado pelo nariz, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, pulmões e o diafragma.
FASES DA RESPIRAÇÃO
1) inalação – pelo nariz e/ou boca, profunda e lentamente;
músculos;
2) exalação – a emissão começa com o ataque. Deve haver umaresistência expansiva ao redor da cintura (abdômen) e peito (caixa torácica) alto e quieto até o final da última nota;
3) recuperação – repouso e relaxamento dos músculos utilizados.







TIPOS DE RESPIRAÇÃO
Falaremos de três tipos de respiração que as pessoas usam deixando clara aquela que deve ser usada no canto e na fala.
1) Clavicular. Também chamada de respiração pulmonarou superior. Nela se enche mais a parte superior dos pulmões, inadequada para o canto porque permite a entrada mínima de quantidade de ar, ou seja, de oxigênio. Desta maneira a capacidade respiratória se torna diminuída.
É muito frequente nas mulheres e em indivíduos com estado de tensão, angustia e ansiedade. Quando tal respiração se realiza, podemos ver a elevação da regiãosuperior do tórax e ombros, com maior tensão do pescoço e ombros.

2) Costo-diafragmática. Também conhecida como respiração abdominal ou inferior. É a que se realiza através do preenchimento total dos pulmões. Devido ao movimento do diafragma (músculo que separa o tórax do abdômen), ao se contrair faz os pulmões se expandirem abrindo um pouco a parte inferior das costelas. Verifica-se a entradade maior quantidade de ar e oxigenação de todo o pulmão.
No canto esta qualidade de respiração é indicada, pois evita tensão na parte superior do tórax, ombros e pescoço.

3) Mista. É aquela que apresenta tanto movimentação superior (tórax) como inferior (abdome). Embora seja melhor que o primeiro tipo, ainda não é a mais indicada. Ocorre geralmente em indivíduos que ainda nãoautomatizaram o tipo predominantemente inferior, apesar de já terem iniciado o trabalho específico.

SUGESTÕES PARA PREVENIR RESPIRAÇÕES RÁPIDAS
1) Ao inspirar, direcione sua atenção para o final da frase. Assim, terá noção da quantidade de ar que terá que economizar.
2) Não comece frase musical com uma dinâmica forte, a não ser que a interpretação o peça.
3)Controle o ar no início da frase.
4) Se a frase for longa, evite dar muito som às primeiras notas.

O controle da respiração é fundamental para quem quer cantar. Será que você está aproveitando toda a sua capacidade respiratória? Na inspiração, o tórax se alarga e o diafragma, contraído, fica numa posição baixa. Isto permite que o ar entre naturalmente em nosso corpo. Quando amusculatura relaxa, encolhendo o tórax e elevando o diafragma, o ar sai (expiração). Para a produção da voz, porém, é importante pensar na inspiração e na expiração como sendo um mesmo processo, um único movimento. O alargamento do tórax deve ser aproveitado ao máximo enquanto se produz o som - o cantor está sempre numa atitude de inspiração, mantendo assim o tóxax aberto e o diafragma abaixado. Nesta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Classificação Vocal
  • Classificação vocal
  • Vocal
  • Respiração
  • respiração
  • respiração
  • respiração
  • Respiração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!