Respiração celular

Páginas: 6 (1320 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2013
Respiração celular

Cada organismo vivo depende fundamentalmente de fuma fonte de energia para que execute processos vitais. Essa energia necessária é obtida por meio de dois jeitos, sendo a primeira direta que é através da energia solar, como por exemplo as plantas e a outra indireta por meio de alimentos, que são degradados por enzimas e então aproveitados pelo corpo, seja como proteína,carboidrato, gordura ou mesmo macromoléculas. Vale ressaltar que o carboidrato é a fonte de energia mais abundante e constante nos alimentos, e é composto por múltiplas ligações moleculares com unidades de açucares, ou seja, glicose.
Durante o processo da respiração celular várias enzimas atuam quebrando ligações químicas de glicose, liberando cargas de energia presente nelas, sendo a respiração,parte fundamental deste processo. Quando se estuda respiração celular é imprescindível a compreensão acerca da célula e de seus componentes, sendo o conjunto de mitocôndrias os responsáveis por fornecer energia para célula realizar seus processos. Por outro lado, trataremos das mitocôndrias, que são formadas por duas membranas lipídicas, material genético próprio, membrana interna formada pordiversas dobras também chamados cristais mitocondriais, do qual apresentam grande superfície de contato, acelerando as reações químicas. Existe também a membrana interna que é uma espécie de matriz mitocondrial preenchido por um fluído viscoso, semelhante ao citoplasma.
A mitocôndria é uma peça fundamental para que se obtenha energia, pois ele funciona como uma simples célula, por isso há boatos de quesua origem seja uma bactéria simples que fazia fotossíntese e com o passar do tempo foi se adaptando no interior de uma célula, sobrevivendo por meio de seu mecanismo de defesa.
Se por um lado o processo da fotossíntese armazena energia solar e converte em carboidratos, por outro a respiração celular vem e reverte o processo liberando a energia dos carboidratos. A quebra durante o processoproduz um “protótipo” de célula, tanto para animais, quanto plantas. Essas super células servem para converter combustível comum em energia, possibilitando então a existência da vida propriamente dita.
A glicose é uma grande fonte de energia, energia que varia em torno de 160 kj/mol, sendo necessárias entre duas moléculas apenas 1,2kj/mol de reagente. A transferência de glicose para moléculascarregadas, ou ATP, ocorre quando duas moléculas necessitam de energia para reagir, daí moléculas de ATP vêm e suprem esta necessidade para que ocorra então a reação.
O composto de base de adenina ou ATP é um açúcar formado por e três grupos de fosfato. Sendo possível pensar que o açúcar é o fornecedor da energia para o ATP, porém são as ligações dos grupos de fosfato os responsáveis. O grupo fosfato émuito energético, pois possui quatro átomos negativamente carregados, daí a causa do composto ser instável, pois os átomos internos se repulsam fortemente. Quando um ATP + molécula reagem com o grupo fosfato liberam ADP, isso ocorre pela transferência do fosfato, pois quando o ATP dissipa suas cargas negativas, espalhando também a sua energia, ganha assim esse fosfato, há neste processo uma enzimaque auxilia a molécula no seu processo liberando o grupo fosfato e outras enzimas importantes.
Via Glicolítica
Qualquer e todo tipo de ser vivo necessita de energia para seus processos vitais, há aqueles que produzem, e aqueles que utilizam. Fato claro desde a simples atividade de uma célula simples até as células mais complexas. E é a respiração celular, a responsável por gerar esta energia.A primeira etapa da glicolise inicia-se na liberação da glicose, já que todos os organismos tem semelhança nos métodos de produzir energia. Alguns cientistas acreditam que grande parte das formas de vida tem a mesma origem. A glicose começa liberando energia quando penetra molécula de glicose de seis carbonos tendo energia para partilhar em pares de molécula de três carbonos de piruvato, nesse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Respiração celular
  • Respiração Celular
  • Respiração celular
  • respiração celular
  • Respiração celular
  • Respiração Celular
  • Respiração celular
  • respiracao celular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!