RESOMO DA QPRESENTA O

1144 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO

O Brasil já é hoje o maior exportador mundial de café, cana-de-açúcar, laranja e tabaco. Além disso, desde 2003 passou a ser também o 1º em soja, frango (desde dezembro de 2003) e carne bovina (desde junho de 2003). E é o 3º em produção de frutas e de milho. Esse é só o início de um enorme caminho.

SOJA

Um dos mais importantes itens de nosso Agronegócio é a SOJA, que alcançou uma invejável produtividade média, com 3 mil quilos por hectare na safra de 2007/08.

No passado, 80 % do grão era cultivado na região Sul, enquanto hoje 60 % é produzido nas regiões de cerrado do Centro-Oeste.

Estados Unidos, maiores exportadores mundiais de soja e derivados, consideram-se bastante afetados com esse novo competidor internacional. O motivo é que em 2002/03 perdeu o posto para o Brasil, que alcançou receitas cambiais de US$ 8,1 bilhões contra US$ 7,2 bilhões dos americanos

MILHO

Outro item importante no Agronegócio do Brasil é o MILHO (3º produtor no mundo atrás de EUA e China), que ainda tem um espaço gigantesco para crescer no mercado mundial, especialmente se e quando caírem os subsídios americanos e europeus aos seus produtores e os brasileiros tiverem mais e melhor financiamento. Além disso, o milho tomará o semi-árido nordestino (ver abaixo).

Os preços do milho têm aumentado em 2008, devido em parte à alta do petróleo, pois ele é a matéria-prima para a crescente produção de etanol nos EUA.

MILHO - Semi-Árido do Nordeste

Em 30 de maio de 2005, a Embrapa lançou uma variedade de milho adaptada ao semi-árido nordestino. Ela desenvolveu nos Estados de Sergipe e Minas Gerais a variedade denominada "BRS Caatingueiro", que possui alta produtividade e foi desenvolvido especialmente para regiões do semi-árido.

Seu ciclo é considerado precoce. Precisa apenas de 90 dias para atingir o período de maturação em períodos de estiagem. Se houver chuvas regulares a safra pode ser colhida em um período de 65 a 70 dias após o plantio. Em condições

Relacionados