RESOLUÇÃO_II_EPA

305 palavras 2 páginas
Evolução do Pensamento Administrativo
Unidade II - Questão 2.
Resposta correta: alternativa B.
Análise das afirmativas:
I. Afirmativa correta
A frase descreve exatamente o cerne da Escola Burocrática, expressa pela dimensão da formalidade (sistema de normas) e pela impessoalidade (cada um tem atribuições determinadas pelas normas de onde provém a autoridade, independente de quem ocupe o cargo).
II. Afirmativa correta
O planejamento estratégico, a partir da definição dos objetivos maiores
(organizacionais), fundamenta-se na análise interna da empresa, que busca conhecer-se da maneira mais completa possível e entender como se processa a interatividade entre seus órgãos, bem como seus pontos fortes e fracos. A outra análise é a externa à empresa, na qual tenta perceber o ambiente na qual está situada, tentando identificar todas as oportunidades e ameaças, importantes para a definição da sua atuação.
III. Afirmativa incorreta
Os estudos de Taylor, Teoria Científica e os de Fayol, Teoria Clássica, resultaram na abordagem clássica da administração. Os postulados desta abordagem foram retomados pela Teoria Clássica. Estes conhecimentos foram reestruturados, o que resultou numa configuração mais pragmática, ampla e flexível.
IV. Afirmativa correta
A Teoria Neoclássica foi uma reação ao movimento behaviorista
(comportamentalista) na sociedade e nas organizações, voltou-se para os aspectos econômicos e negociais das organizações. Os conhecimentos existentes foram retomados e reestruturados, o que resultou numa configuração mais ampla e flexível. V. Afirmativa incorreta
A essência do termo burocracia esclarece a questão apresentada. A burocracia identifica características importantes e imprescindíveis da organização formal, como a racionalização, a eficiência, a elaboração de normas e regras, a padronização de procedimentos. Neste contexto peca-se pelo excesso e pela falta de burocracia.
Exemplo de erro pela falta, na hierarquia: níveis muito altos de insubordinação na

Relacionados