Resolução de exercícios dos capítulos 8 e aferição do exemplo 5.2 do livro controle da qualidade de processo, escrito pelo professor doutor luiz c. r. carpinetti publicado em agosto de 1998 pela universidade de são paulo”

1239 palavras 5 páginas
Unimar – UNIVERSIDADE DE MARÍLIA

Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia

Curso superior de Tecnologia em Manutenção Industrial

“RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DOS CAPÍTULOS 8 E AFERIÇÃO DO EXEMPLO 5.2 DO LIVRO CONTROLE DA QUALIDADE DE PROCESSO, ESCRITO PELO PROFESSOR DOUTOR LUIZ C. R. CARPINETTI PUBLICADO EM AGOSTO DE 1998 PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO”

Professor: Alexandre Bertoncini

Alunos do 3º Termo: Diego José da Silva RA: 148418-3 Tiago Baldassni Matos RA: 147964-3

Marília
Maio de 2008

8.7 Exercícios propostos

8.1 Quando da utilização de ferramentas estatísticas para o controle de processos, Qual o risco que se corre em não se avaliar a capacidade de medição dos instrumentos usados para coletar dados do resultado do processo? Como um instrumento pode ser caracterizado quanto à sua capacidade de medição?

Quando não se avalia a capacidade de medição dos instrumentos o risco que se corre pode ser abaixa precisão nas medições, oferecendo assim resultados errados ou com margem de incerteza, além de comprometer a obrigatoriedade de se atender as especificações de projeto e parâmetros de qualidade.
Portanto as dispersões dos valores do processo associadas á viabilização da precisão do instrumento tornam incertas as medições das grandezas em um processo.
Um instrumento pode ser caracterizado quando a sua capacidade de medição observando aspectos como repetibilidade; medida da dispersão de medições sucessivas, reprodutibilidade; variação entre resultados médios obtidos por medições operadores diferentes, estabilidade; variação em função do tempo, linearidade; variação do vicio, considerando-se a escala do instrumento.

8.2 Qual o significado de repetibilidade e reprodutibilidade de um instrumento?

Pode ser entendida como uma característica atribuída à capacidade do

Relacionados