Resolulção, lista de elevação

957 palavras 4 páginas
Resposta da lista
1) As etapas de escoamento são: recuperação: consiste na etapa do escoamento do fluido no meio poroso, dentro da rocha reservatório, ou seja, é o escoamento em baixa velocidade do óleo que fica amparado nas paredes do poço e geram forças consideráveis que se opõe ao seu deslocamento. elevação: é a etapa de escoamento do fluido que ocorre na tubulação que fica dentro do poço. A energia utilizada para a elevação pode ser natural ou artificial.
Coleta.: é a etapa de escoamento do fluido que ocorre nas linhas e tubos que ligam o poço até a planta do processo. Conta-se também com a perda de energia mecânica do fluido devido ao atrito com as paredes do poço e o seu resfriamento.
Exportação.: é subsequente ao tratamento dos fluidos, ao bombeamento dos líquidos e a compressão do gás na planta de processo.
2) As consequências dos efeitos de interlicação de poços são: perda de carga no poço e nas linhas; troca térmica dos fluidos (óleo e gas com o ambiente); deposição de parafinas e formação de hidratos; produtividade ; posição de equimamentos de elevação artificial.
3) Água conata é uma película de água fina que permite a passagem do óleo entre os poros das rochas, ou seja, uma película de água presente nas rochas porosas que permite a mobilidade do óleo dentro da rocha.
4) A pressão estática (PE) é uma pressão característica do reservatório, ou seja a maior pressão encontra-se na parte superior do reservatório.
5) Algumas vantagens que podemos citar a um poço que opera por surgência são: menor custo em relação a outras técnicas, maior vazão de líquido, produzem com menores problemas operacionais.
6) Os fatores que influenciam na produção acumulada por surgencia são: índice de produtividade do poço ; propriedade dos fluidos ; mecanismo de produção nos reservatórios; aplicação de técnicas de estimulação. As etapas da produção acumulada por surgencia são: fluxo do fluido no reservatório (fluxo no meio poroso ou recuperação); fluxo no

Relacionados