Resolu o Todas Aulas GBI 135

8817 palavras 36 páginas
GENÉTICA NA AGROPECUÁRIA - GBI 135

1ª Aula Prática – A Variabilidade e seu Significado Biológico
Resolução - Exercícios

1. A genética sendo o estudo da hereditariedade e da variação, o estudo da variabilidade é fundamental. Só é possível estudar o controle genético de um caráter se existir variação. Aos geneticistas cabe entender quando da variabilidade é de natureza genética e quanto é ambiental.

2. A soja é uma espécie que se autofecunda naturalmente. Assim em uma mesma planta a variação normalmente é toda ambiental. Exemplo, peso dos grãos dentro de uma mesma vagem, a variação fenotípica é toda ambiental. Se tomarmos duas plantas uma com flores brancas e a outra violeta, a variação fenotípica certamente será de natureza genética. O ambiente dificilmente pode mudar a expressão de um caráter qualitativo como é a cor de flores. Já considerando as duas plantas, a produção total de grãos, o fenótipo g/planta, deve ser devido ao genótipo e também devido ao ambiente. Esses aspectos serão amplamente discutidos durante o curso.

3. Nos animais, poliembriônicos, como é caso dos suínos, cada embrião – indivíduo- é produto de uma fertilização em separado. Assim, na expressão fenotípica a variação genética é esperada para ambos os caracteres. No caso da cor da pelagem o efeito ambiental, no momento do nascimento é pouco provável. Assim a variação para esse caráter deve ser apenas genética. Já no peso ocorre variação genética e ambiental. De acordo com a localização do feto na placenta ele recebe diferentes quantidades de nutrientes da mãe, variação ambiental.

4. Eu tentaria propagar as plantas de preferência por meio de clones, na estação experimental. Observando a descendência seria possível verificar se as variações serão transmitidas a descendência. Se isso ocorrer é certamente genética em caso contrário terá influência ambiental.

5. Banco de germoplasma é o local onde são armazenados os indivíduos que possui diferentes genótipos. Assim, procedendo, tem-se um

Relacionados