Resolu O LivroTexto IV RMP 300512 1

256 palavras 2 páginas
Recursos Materiais e Patrimoniais

Unidade IV – Questão 2
Resposta correta: alternativa C.
I. Afirmativa correta.
Justificativa: no fim de um exercício fiscal ou de um período fixo, se faz a contagem física de todos os itens de estoque. Esse método verifica, a um período fixo, a situação do estoque e, caso necessário, providencia-se sua complementação. É mais usado com controles de estoques de empresas comerciais.
II. Afirmativa incorreta.
Justificativa: permanentemente se contam os itens de estoque. Esse método faz com que, dentro de um período fiscal, o trabalho de conferência seja organizado de forma que todos os itens sejam contados pelo menos uma vez.
III. Afirmativa correta.
Justificativa: consiste na contagem física dos itens de estoque. Caso haja diferenças entre o inventário físico e os registros de controle de estoques, devem ser feitos ajustes conforme orientações contábeis e tributárias.
IV. Afirmativa incorreta.
Justificativa: o inventário automatizado consiste no controle permanente de saldos e de entrada e saída de mercadorias, efetuado por meio de sistemas de informação de grande porte, a partir do uso de dispositivos de leitura (pelos códigos de barras), para registrar as entradas de mercadorias na loja, bem como as saídas pelos equipamentos de check-out. Ao final de cara período, os saldos apresentados são conferidos pelos resultados do inventário físico periódico.
V. Afirmativa incorreta.
Justificativa: nesse método, os estoques de mercadorias são contados continuamente durante todo o período. Para a consistência e segurança do processo, é importante assegurar que todos os itens sejam fisicamente contados, pelo menos uma vez durante o ano.

Relacionados