Resolução nº 4/2009

Páginas: 8 (1793 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013
FACULDADE SANTA CECÍLIA
Helivelton Oliveira de Castro













Resolução nº4/2009



















PINDAMONHANGABA - SP
2013
Helivelton Oliveira de Castro












Resolução nº 4/2009









Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes da Faculdade Santa Cecília, em cumprimento à exigência parcial da disciplina deEducação Inclusiva, ministrada pelo(a) Prof.(a).Rosana , como critério para aprovação na mesma.















PINDAMONHANGABA - SP
2013
SUMÁRIO



1 Forma de matricula dos alunos com superdotação etrastornos globais ddo desenvolvimentos..................................................................................3
2A DEFINIÇÃO DOS RECURSOS DE ACESSIBILIDADE.........................4
3 Definição do publico alvo da AEE ..............................................................4.
4 O local onde deve Acontecer o AEE na escola.........................................5
5 A forma de enriquecimento curricular que os alunos com altas habilidades devem receber naescola......................................................................5.
6 Como a escola deve institucionalizar a oferta do AEE prevendo na sua organização do Projeto Politico Pedagógico (P.P.P.)...........................6.
CONCLUSÃO........................................................................................................8REFERÊNCIAS.....................................................................................................8




















1. Forma de Matricula dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades

Os Alunos com deficiência, transtorno globais do desenvolvimento e altas habilidades devem ser matriculados no ensino regular por qualquer instituição de ensino, preferencial mente nas públicas.
A instituição devera ofertar eesses alunos o A.E.E (Atendimento Educacional Especializado) em salas com recursos multifuncionais que possam atender aos alunos. Uma adaptação curricular poderá ser feita no caso das altas habilidades, o aluno devera ter um desafio maior para que possa se interessar na aula, uma vez que consegue aprender com mais facilidade.
O aluno com transtorno globais e altas habilidades devera ser incluídosem classes com os pares da mesma faixa etária.
Uma forma de melhor Incluir essas crianças e estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social. Boa parte dessas crianças precisa de ajuda na aprendizagem da autorregulação.
De acordo com o portal do Mec:
[...]* Não há necessidade de licença da secretaria de educação, uma vez que nossa lei maior, a ConstituiçãoFederal, determina no art. 205 que a educação é direito de todos, e a Resolução do CNE/CEB nº 2/2001, que define as diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica, determina que as escolas do ensino regular devem matricular todos os alunos em suas classes comuns, com os apoios necessários. Esse apoio pode constituir parte do atendimento educacional especializado (previsto no art.208 da Constituição Federal) e pode ser realizado na parceria com o sistema público de ensino.
 
* Qualquer escola, pública ou particular, que negar matrícula a um aluno com deficiência, comete crime punível com reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos (art. 8º da Lei 7.853/89).[...]

Portanto para os três casos a Matricula é Obrigatória e preferencialmente nas escolas publicas, a escola ainda devecontar com apoio da A.E.E.




2. A DEFINIÇÃO DOS RECURSOS DE ACESSIBILIDADE

Oque define Acessibilidade segundo a Resolução nº4/2009 é :
[...] consideram-se recursos de acessibilidade na educação àqueles que asseguram condições de acesso ao currículo dos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, promovendo a utilização dos materiais didáticos e pedagógicos, dos espaços, dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESOLUÇÃO Nº 3/2009
  • RESOLUÇÃO SESA nº 204/2009
  • Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010
  • A RESOLUÇAO CFC Nº 1.255/2009 COM SEUS CONCEITOS E PRINCÍPIOS GERAIS
  • RESOLUÇÃO ANP Nº 70
  • Resolução nº 22.747
  • RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197
  • Resolução nº 64_ANVISA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!