Resolução iso

Páginas: 8 (1913 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO MARANHÃO
GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM RECURSOS HUMANOS

MARICÉLIA TORRES DA SILVA

CERTIFICAÇÃO ISO

São Luís
2012

MARICÉLIA TORRES DA SILVA

CERTIFICAÇÃO ISO

Trabalho apresentado ao curso Graduação Tecnológica em Recursos Humanos à disciplina gestão de qualidade, para obtenção da 3ª nota, professororientador Silvio Martins.

São Luís
2012
Certificação ISO



1º O que é a certificação ISO?

A ISO, é uma entidade não governamental criada na Suíça em 1946, com sede em Genebra. O seu objetivo é promover, no mundo, o desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas com a intenção de facilitar o intercâmbio internacional de bens e serviços e para desenvolver a cooperaçãonas esferas intelectual, cientifica, tecnológica e de atividade econômica.

2º Qual a importância dessa certificação para a empresa?

A organização que obtém a certificação consegue destaque no cenário nacional e consequentemente no cenário internacional, cria um diferencial competitivo frente aos seus concorrentes, agrega valores, alavanca a imagem da organização, aumenta a satisfação dosclientes.

3º Comente os tipos de certificação ISO existentes:
ISO 9000 – Sistemas de Gestão da Qualidade
A família de normas ISO 9000 foi publicada inicialmente em 1987 pela ISO. Dentre os fatores que impulsionaram a grande difusão da certificação conforme a ISO 9000, podemos destacar a preocupação das empresas quanto à qualidade de seus produtos e serviços, maior credibilidade no mercadointerno / externo e exigências ou barreiras técnicas para a realização de negócios.
A certificação ISO 9000 atesta que a empresa tem implementado um Sistema de Gestão da Qualidade, utilizando-se de métodos eficazes para o gerenciamento dos negócios, e assim proporcionando a melhoria contínua da qualidade de seus produtos e serviços e maior satisfação aos clientes.
Com a revisão da ISO 9000versão 2000 houve uma profunda mudança conceitual da norma, refletindo os avanços alcançados nas técnicas de gerenciamento dos sistemas de gestão. A norma de certificação ISO 9001:2000 foi estruturada através do conceito de abordagem por processos, permitindo-se assim assegurar, de forma mais eficaz e eficiente, a gestão dos processos da qualidade da empresa e sua melhoria contínua.
O IQA vemrealizando esforços para que todos os requisitos de certificação, os critérios para a sua transição, e as interpretações dos novos requisitos estejam plenamente estabelecidos e harmonizados.

QS-9000 – Requisitos Automotivos dos E.U.A.

A QS-9000 foi desenvolvida e implementada desde 1994 como um requisito específico da indústria automotiva Americana. Os fabricantes de automóveis dos Estados Unidos(DaimlerChrysler, Ford e General Motors) criaram os Requisitos de Sistema da Qualidade QS-9000 de forma a harmonizar em um único sistema os requisitos da qualidade a serem aplicados aos seus fornecedores.
As empresas de caminhões tais como, Freightliner Corp., Mack Trucks, PACCAR Inc., Volvo GM Heavy Trucks e Navistar também adotaram a QS-9000 como sistema da qualidade fundamental para seusfornecedores diretos. A certificação QS-9000, atualmente, tem sido reconhecida e aceita por diversas montadoras no mundo inteiro.
Estruturalmente a QS-9000 engloba a norma ISO 9001:1994 como sistema da qualidade básico, incluindo adicionalmente requisitos do setor automotivo. Tem como documentos de referências os manuais APQP, PPAP, MSA, CEP, QSA e FMEA, onde são estabelecidos diretrizes,ferramentas e métodos para dar suporte durante a implementação dos requisitos da QS-9000.
Com a implementação da QS-9000 as empresas estarão desenvolvendo um sistema de gestão da qualidade que proporciona a melhoria contínua, enfatizando a prevenção de defeitos e redução da variação e desperdício na cadeia de fornecimento.
Todos os requisitos de certificação são administrados pelo AIAG (Automotive...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Iso 20000 – implementação de processos de resolução para call-center
  • Resolução
  • resolução
  • resoluçao
  • resolução
  • Resolucao
  • Resolução
  • resolução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!