Resolução de Problemas

Páginas: 20 (4814 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014
Resolução de situações-problema no ensino de matemática: RELAÇÃO ENTRE APORTES TEÓRICOS E VIVÊNCIA PEDAGÓGICA PRÁTICA

Fabiane Fischer Figueiredo1·
Leandra Anversa Fioreze ²
Silvia Maria de Aguiar Isaia³

INTRODUÇÃO
Embora haja pessoas que tenham poucos conhecimentos teóricos ou acadêmicos, isso não os impedem de resolverem diariamente situações que envolvam conhecimentos matemáticos eoriundos de suas experiências. Em virtude disso, torna-se fundamental que o professor, agente do processo de ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos, passe a fazer uso do método de resolução de situações-problema em suas aulas. Com isso, o aluno poderá compreender de forma significativa os conceitos matemáticos, já que estes estarão conectados à sua realidade e posteriormente, poderão servirde apoio na resolução de outras situações em seu dia-a-dia.
No desenrolar deste artigo, apresentaremos uma panorâmica sobre o emprego de situações-problema nas aulas de Matemática, com o propósito de fornecer, aos professores dos mais diversos níveis de ensino, subsídios coerentes ao uso de tal método em suas aulas. Sabemos que muitas vezes, os problemas matemáticos são reproduzidos delivros didáticos, ora desvinculados da realidade do aluno ora como simples resolução mecânica. O uso da resolução de situações-problema no ensino da Matemática, dá um sentido prático a tal ensino e, por conseguinte, é um dos métodos matemáticos mais utilizados no decorrer das nossas vidas.
Durante conversas com professores de Matemática, observamos que alguns profissionais carecem de informaçõesquanto à resolução de situações-problema, uma vez que as consideram como simples problemas ou porque acreditam que todos os problemas que obtemos de livros didáticos são situações-problema (o que é algo totalmente equivocado). Deste modo, torna-se fundamental que o professor, seja de que nível de ensino for, saiba o que é uma situação-problema, para que ela serve no Ensino da Matemática, quaistipos existem e como é resolvida adequadamente.
Conscientes disso, também iremos descrever uma vivência pedagógica prática, aplicada em uma quinta série do Ensino Fundamental. Esperamos que essas informações, que foram descritas neste artigo, sirvam de suporte pedagógico aos professores e que estes possam proporcionar aos alunos um ensino de conceitos matemáticos, a partir de situações-problema, quetenham sentido e sejam coerentes com a realidade a qual os alunos estão inseridos.
SITUAÇÕES-PROBLEMA: CONCEITO E PRINCIPAIS OBJETIVOS
As situações-problema, ao longo da história da humanidade, surgiram de problemas tanto relacionados a questões cotidianas quanto a partir daqueles vinculados a outras ciências, a partir de especulações pertinentes a novos conhecimentos. Apesar de sempreestarem incluídas nos conhecimentos acumulados ao longo dos tempos, só no final dos anos 70, os meios educacionais do mundo todo começaram a dar a devida atenção à resolução de situações - problema na área da Matemática, uma vez que ambas estão interligadas.
Nos dias atuais, o uso de situações-problema nas aulas de Matemática é ainda muito superficial, pois muitos professores acreditam que umasituação-problema é o mesmo que um simples problema, que geralmente serve apenas como mero exercício de fixação de conteúdos. A resolução de situações-problema é um método que auxilia na construção de conceitos, procedimentos e atitudes relacionadas ao campo das ciências exatas e especialmente da área da Matemática.
Para melhor conceituarmos o que é uma situação-problema, podemos dizer que étoda e qualquer situação onde se deseja obter uma solução, cuja resposta exige pôr à prova tudo o que se sabe. Geralmente, a resolução surge de um raciocínio passo a passo, cuja solução ou resultado causa grande satisfação quando assim descoberta. Contudo, a resolução de um problema pode ser complexa para um determinado aluno e simples para outro.
Segundo Dante (2003, p. 20):...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resolução de Problemas
  • Resoluçao de problemas
  • RESOLUCAO DE PROBLEMA
  • Resolução de problemas
  • Resolução de problemas
  • Resolução de problemas
  • resolução de problema
  • Resolução de problemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!