Resolução de problemas

Páginas: 2 (306 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
RESOLUÇAO DE PROBLEMAS
A Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino de Matemática muito eficaz, pois propicia uma mobilização de saberes no sentido de buscar a solução. Nessa busca, oaluno aprende a montar estratégias, raciocinar logicamente e verificar se sua estratégia foi válida, o que colabora para um amadurecimento das estruturas cognitivas.
Dante (1998), afirma queembora tão valorizada, a resolução de problemas é um dos tópicos mais difíceis de serem trabalhados na sala de aula. É muito comum os alunos saberem efetuar os algoritmos e não conseguirem resolverum problema que envolva um ou mais desses algoritmos. Isso se deve à maneira com que os problemas matemáticos são trabalhados na sala de aula e apresentados nos livros didáticos, muitas vezes apenascomo exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.
Um problema pode envolver muito mais do que a simples resolução das operações. Deve, sim, possibilitar ao aluno desenvolver estratégias,buscar vários caminhos para solucioná-lo à sua maneira, de acordo com sua realidade e raciocínio. O principal é analisar o potencial do problema no desenvolvimento de capacidades cognitivas,procedimento e atitudes e na construção de conceitos e aquisição de fatos da Matemática. O melhor critério para organizar um repertório é selecionar, ou mesmo formular problemas que possibilitem aos alunospensar sobre o próprio pensamento, que os coloquem diante de variadas situações.
Portanto, o professor deve ter em mente os objetivos que deseja alcançar para que possa fazer o uso adequado daresolução de problemas, seja para aplicar alguma técnica ou conceito desenvolvido, trabalhar com problemas abertos nos quais há mais de uma solução possível, suscitando o debate e a argumentação emdefesa de cada resolução, trabalhar com problemas gerados a partir de situações de jogo ou da interpretação de dados estatísticos. A seleção do problema deverá ser decorrente dos objetivos a serem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resolução de Problemas
  • Resoluçao de problemas
  • RESOLUCAO DE PROBLEMA
  • Resolução de problemas
  • Resolução de problemas
  • resolução de problema
  • Resolução de problemas
  • Resolução de Problemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!