Resolução de problemas

Páginas: 5 (1096 palavras) Publicado: 4 de maio de 2012
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
________________________________________

Uma das maiores dificuldades encontradas pelas pessoas, tanto em relação a sua vida pessoal, quanto no aspecto profissional, é a falta de habilidade para resolver problemas. É comum nos sentirmos ansiosos quando surge a necessidade de resolvermos problemas que, presumimos, estão além de nossa capacidade. Ocorre um sentimento deangustia e impotência, fatores agravantes, que aumentam ainda mais o grau de dificuldade.
As organizações convivem eternamente com diversos problemas porque cometem erros primários na maneira como conduzem seus processos de resolução de problemas. Mas o que vêem a ser problema? Segundo “o dicionário Aurélio no sentido figurado problema vem a ser: “Tudo que é difícil de explicar, resolver, tratar,lidar etc.:” Resolver um problema nem sempre é algo tão simples. O que torna essa missão ser ainda mais desafiadora são alguns vícios ou deficiências que fazem do processo de resolução de problemas um trabalho extremamente desgastante e ineficaz. Um problema surge, um grupo de trabalho é formado, discutem-se as possíveis ações, estas são implementadas e acompanhadas e, depois de algum tempo, láestá novamente o mesmo problema nos incomodando. O mais interessante é que as justificativas para a falta de consistência desse processo são quase sempre as mesmas, sem que as organizações se dêem conta disso, algo que poderíamos classificar como "Os 7 Pecados Capitais da Resolução de Problemas",
1. O ACHISMO E A PREGUIÇA
Às vezes nos dedicamos em tirar conclusões sem investigar a real causa doproblema não podemos nos esquecer que não existe solução de problemas sem investigação. O tempo utilizado para a investigação do problema poupara nosso tempo futuro na resolução de outros problemas.
2. Treinamento não é ação
Você pergunta o que causou determinado problema e a resposta imediata é "falta de treinamento". Podemos dizer que existem duas possibilidades: ou a pessoa não recebeu otreinamento devido antes de executar a atividade, ou recebeu o treinamento, mas este não foi suficiente para capacitá-la para a mesma. Na primeira condição, se propusermos treinamento como solução, resolveremos a situação daquelas pessoas que apresentaram esta carência, naquele momento. E como ficarão as pessoas que serão contratadas futuramente ou que passarão a executar novas atividades? Certamenteelas começarão a trabalhar antes de serem treinadas novamente, e aí todos os problemas se repetirão, pois a causa raiz do problema não foi solucionada neste caso. Na segunda condição, que é a da pessoa que foi treinada, mas não aprendeu o trabalho, mais uma vez a simples ação de treinamento não surtirá efeito, o que garantirá que ela, sendo treinada uma segunda vez, aprenderá como executar seutrabalho?
Como vocês podem ver, é impossível considerarmos treinamento como uma ação corretiva, pois esta é uma condição pré-condição para qualquer processo. Qualquer irregularidade relacionada a treinamento requer uma revisão da sistemática e não um novo treinamento do pessoal.

3. Uma andorinha só não faz verão
O estudo para solução do problema não vem de uma pessoa só e sim desde topo dapirâmide ate a base, ou seja, desde quem esta gerenciando para quem esta executando.
4. A carroça não pode andar na frente dos cavalos
Nem todo caminho mais curto é o mais eficaz. A resolução de problemas funciona da mesma maneira. Se você tentar resolver um problema sem antes identificar suas causas, validá-las, planejar as ações e cumprir todas as etapas consideradas fundamentais para esteprocesso, dificilmente alcançará um resultado positivo.
5. A miopia que economiza trabalho
As semelhanças normalmente não são meras coincidências, principalmente quando falamos de problemas organizacionais, normalmente restringem a ação ao produto, processo ou equipamento específico onde ocorreu o problema. A equipe deve dirigir esforços em analisar a abrangência do problema de modo adequado, para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resolução de Problemas
  • Resoluçao de problemas
  • RESOLUCAO DE PROBLEMA
  • Resolução de problemas
  • Resolução de problemas
  • Resolução de problemas
  • resolução de problema
  • Resolução de Problemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!