Resolução de problemas: brincando com a matemática

Páginas: 11 (2606 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2011
RESUMO

O presente trabalho ressalta a importância da utilização da resolução de problemas no ensino da matemática. Ao investigar o aluno a aplicar a resolução de problemas em atividades propostas do cotidiano, podemos estimulá-los não a resolver problemas aplicando procedimentos já formalizados, mas desafiando-o a buscar estratégias próprias, desenvolvendo habilidades e capacidade de analisardiferentes caminhos para obtenção de soluções. Desta forma, o projeto buscou aprimorar a compreensão do aluno, aplicando uma nova metodologia utilizando problemas interessantes, com o intuito de despertar a curiosidade do aluno, enfatizando as quatro operações básicas da matemática: adição, subtração, multiplicação e divisão, suas propriedades e seus conceitos e a utilização de jogos lúdicos,tendo como objetivo, fazer com que os alunos relacionem o conteúdo visto com as manifestações vividas no cotidiano, para que assim sejam capazes de elaborar suas próprias estratégias de resolução, sem se prender a forma tradicional.

1. Introdução

Há aproximadamente 4000 anos, no antigo Egito, meninos aprendizes de escriba freqüentavam as escolas do amanhecer ao pôr-do-sol.
Durantemais de dez anos, aprendiam a escrever cerca de setecentos sinais e a efetuar cálculos matemáticos.
A disciplina era muito severa. Não é a toa que o lema das escolas de escribas era: “Os ouvidos de um menino estão em suas costa”, sugerindo que algumas boas chicotadas eram o melhor método para que os meninos se esforçassem mais nos estudos.
Eram comuns as surras de chicote. Masdepois desse duro aprendizado, dois caminhos se abriam ao escriba: tornar-se contador ou inventar problemas matemáticos para ensinar outros aprendizes.
Graças a esses escribas que se dedicaram ao ensino, quantas coisas novas de matemática foram criadas!
Atualmente os métodos de ensino-aprendizagem, desenvolvidos em sala de aula, colocam o aluno como construtor do seu próprioconhecimento. Cabendo ao professor orientá-lo nesse processo. A eficiência dessa estratégia depende de materiais e recursos pedagógicos apropriados para melhor entendimento do educando.
Portanto, a partir do momento que se tem essa eficácia, fica muito mais fácil despertar o interesse do aluno em construir seu conhecimento sobre qualquer conteúdo, e assim torná-los confiantes para que diante desituações adversas, eles acreditem em sua capacidade de traçar estratégias que melhor se enquadrem para solucionar as adversidades que lhes são propostas, tanto no ensino como na vida.
Esse grande avanço no ensino não melhora apenas a aprendizagem do aluno, mas também sua alto-confiança bem como desenvolve seu raciocínio e o possibilita ousar em seus pensamentos e formas de aprendizagem, além deexigir do professor cada vez mais preparo e a busca por metodologias diferenciadas para que desta forma possa acompanhar a evolução educacional.

2. Justificativa

O ensino de matemática, atualmente, vem sendo aplicado de maneira mecânica, sem fazer com que os alunos consigam perceber que os conteúdos matemáticos estão presentes e podem ser utilizados em seu cotidiano.
Com intuitode oportunizar aos alunos uma aula na qual, eles se tornem elaboradores e construtores de seu próprio conhecimento, foi que elaboramos procedimentos metodológicos a respeito da Resolução de Problemas, voltando-se a motivar e mobilizar os alunos a resolver diversas situações problemas, onde utilizamos problemas da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – que necessitassem ouso de conceitos básicos, as quatro operações matemáticas, promovendo assim, uma aprendizagem significativa em que os alunos fossem um ser ativo do processo de ensino aprendizagem.
O ensino de Matemática torna-se muito mais interessante à medida que se utiliza de bons problemas e variados recursos metodológicos ao invés de basear-se apenas em exercícios que remetem à reprodução de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a didatica da resoluçao de problemas de matemática
  • Resolucao de Problemas em matematica
  • A resolução de problemas na matemática
  • O ensino da matemática através da resolução de problemas:
  • MATEMÁTICA FINANCEIRA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
  • A aprendizagem de matemática através da resolução de problemas
  • A resolução de problemas e o ensino-aprendizagem de Matemática
  • Aprendizagem de matematica atraves da resolução de problemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!