Resol_D3_BIO_2014_EXM

705 palavras 3 páginas
SIMULADO DISSERTATVIO
PROVA D-3

GRUPO EXM

RESOLUÇÃO DA PROVA DE CONHECIMENTOS
ESPECÍFICOS DE BIOLOGIA
QUESTÃO 1. (UNIFESP) No ano de 2009, o mundo foi alvo da pandemia provocada pelo vírus influenza A (H1N1), causando perdas econômicas, sociais e de vidas. O referido vírus possui, além de seus receptores proteicos, uma bicamada lipídica e um genoma constituído de 8 genes de RNA. Considerando:
1. A sequência inicial de RNA mensageiro referente a um dos genes deste vírus:
5’
3’
AAAUGCGUUACGAAUGGUAUGCCUACUGAAU
2. A tabela com os códons representativos do código genético universal:

Responda:
a) Qual será a sequência de aminoácidos que resultará da tradução da sequência inicial de RNA mensageiro, referente a um dos genes deste vírus indicada em 1?
b) Considerando os mecanismos de replicação do genoma viral, qual a principal diferença entre o vírus da gripe e o vírus que causa a AIDS?

a) A sequência de aminoácidos resultante da tradução da sequência de bases do RNA proposto será:
Met – Arg – Tyr – Glu – Trp – Tyr – Ala – Tyr.
Na determinação da sequência acima, deve-se começar pelo códon de iniciação AUG, correspondente à 3ª, 4ª e 5ª bases, no sentido 5‘ → 3‘. Esse códon leva à colocação do aminoácido metionina na primeira posição do peptídeo.
Após o códon correspondente a última tirosina da sequência acima (UAC), existe o códon UAG, que determina a parada de leitura.
b) As moléculas de RNA do vírus da gripe A (H1N1) são capazes de se replicar no interior do núcleo da célula hospedeira. Já o vírus da AIDS (HIV), sendo um retrovírus, é capaz de produzir um molde de DNA, a partir do qual são sintetizadas novas moléculas de RNA viral.

QUESTÃO 2. (FUVEST) O nematelminto Ascaris lumbricoides (lombriga) é um parasita que provoca graves danos à saúde humana.
a) Quantos hospedeiros o Ascaris lumbricoides tem durante seu ciclo de vida?
b) Em que fase de seu ciclo de vida o Ascaris lumbricoides entra no corpo humano?
c) Em que parte do corpo humano ocorre a reprodução do

Relacionados