Resnha tempso mordernos

540 palavras 3 páginas
Charles Chaplin foi diretor, escritor e ator principal deste filme o qual trata de maneira cômica uma realidade totalmente cruel. O filme é uma crítica ácida aos tempos da Revolução Industrial, no qual as máquinas tiravam o emprego dos funcionários e quando haviam funcionários, estes eram apenas meros coadjuvantes.
O período de Industrialização Clássica, como é conhecido a época da Revolução Industrial nas Eras da Organização, está fortemente relacionada com os fatos que são mostrados neste filme e o que deixa isso mais claro é a forma como os trabalhadores são tratados pela burguesia (chefes das fábricas), os funcionários são apenas mais uma pilha de recursos que geram lucro aos donos. Nada, além disso. O fato dos trabalhadores serem tratados como recursos é uma das marcas primordiais da Industrialização Clássica. Outro ocorrido daquela época que chama a atenção, são as longas cargas horárias de trabalho em que os operários são submetidos, alguns, têm de comer em cinco minutos ou menos.
. agora comparando-a com o filme Tempos Modernos que também se passava no início do Século XX na Inglaterra. Podemos reparar o horário em que as pessoas saíam para trabalhar e o horário que elas voltavam que começava por volta das 6 horas da manhã e terminava no tardar do dia,colocando em prática o máximo aproveitamento da mão de obra. Charles Chaplin, protagonista do filme representava um Operário, onde ele era instruído a fazer um único trabalho de apertar parafusos durante todo dia numa linha de montagem. Após muito estresse no trabalho ele acaba tendo reações que causaram problemas durante o trabalho, cai em confusões no seu setor, e vai parar nas engrenagens da máquina da fábrica, fazendo uma grande crítica à comparação do homem sendo tratado como uma máquina pela forma de administração de Taylor. A partir daí o Operário vai preso por irresponsabilidades, e na cadeia ele encontra comida, segurança e abrigo, coisas que na sociedade da época pra conseguí-las no mínimo

Relacionados