Resnha do livro Estrutura da Lígua Portuguesa de Câmara Junior

1603 palavras 7 páginas
Joaquim Mattoso Câmara Jr nascido em 13 de abril de 1904, no Rio de Janeiro, a 05 de janeiro de 1970, foi professor de português e latim e lingüista brasileiro. Se especializou em Linguistica na Universidade de Nova Iorque, lá foi aluno de Ramon Jakobson. Em 1948, tornou-se pioneiro no ensino da linguística estrutural na Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil. Em 1949 Mattoso Câmara concluiu Doutoramento em Letras Clássicas pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, Câmara Junior contribuiu bastante na história da lingüística brasileira. E publicou alguns livros sobre o mesmo, como Estrutura da Língua Portuguesa, que aborda de maneira clara o trajeto da gramática descritiva.
O livro se inicia com o conceito da gramática descritiva, onde o autor de diz que o propósito dessa gramática é organizar e clarificar como funciona as formas lingüísticas. Nos informando também o percurso da gramática ao longo dos tempo, e que antes dela pertencer a área das Letras, ela estudada por psicólogos.
O estudo da gramática tornou-se mais notável no século XX, quando Saussure, linguista cujas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento da linguística enquanto ciência autônoma, ele quem a dividiu em diacrônica e sincrônica.
Câmara Junior, dá continuidade ao livro, discernindo a gramática normativa da descritiva, enquanto a primeira é estável, e não muda diante da gramática descritiva, a segunda se depara várias vezes em confronto com a diversidade da língua, pois depende do espaço, tempo, e situações. Isto se entende por “estilo”. Porém ambas as gramáticas obedecem a padrões particulares. Partimos do pressuposto de que a gramática normativa é “a arte d escrever e falar corretamente” , assim , quando uma criança entra na escola, pressupomos que ela já tem uma fala satisfatória, e que cabe aos professores aperfeiçoá-las apenas., como afirma Jakobson: só depois de dominar a fala é que se pode aprender a ler e escrever” .
Depois surge a dupla

Relacionados