Resnha crítica do livro de damatta

3090 palavras 13 páginas
RESENHA
O QUE FAZ O BRASIL, BRASIL?: ESSA E
OUTRAS VERDADES DO JEITINHO BRASILEIRO
Alianna Caroline Sousa Cardoso

Este ensaio aborda as linhas es­ critas por Roberto DaMatta no livro
O que faz o Brasil, Brasil?, trazendo as verdades que acompanham esse questionamento. Afinal, o que faz de você brasileiro? O que faz desse país Brasil? De fato, trata­se de uma questão de identidade, ou melhor, de uma construção de identidade permeada pela história desde o descobrimento do Brasil até os dias de hoje, com nossas particularidades e características ímpares.
Em uma pesquisa da identidade nacional, DaMatta revela o Brasil, os brasileiros e sua cultura através de suas festas populares, manifestações religiosas, literatura e arte, desfiles carnavalescos e paradas militares, leis e regras (quando respeitadas e quando desobedecidas), costumes e esportes.
De acordo com Roberto DaMatta, o “Brasil” maiúsculo do título significa muito mais que só o nome do país, por trás desse significado, encontra­se a expressão do país, da cultura, do local geográfico, da fronteira e do território reconhecidos internacionalmente, e também da casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, o lar, a memória e a consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, totalmente sagrada. É igualmente um tempo singular cujos eventos são exclusivamente seus, e que pode ser trazida de volta na boa recordação da saudade. Sociedade onde pessoas seguem certos valores

Revista Liberdades - nº 4 - maio-agosto de 2010

61

e julgam as ações humanas dentro de um padrão somente seu.
Afinal, de fato, o que faz do Brasil uma nação vai muito além dos registros políticos e jurídicos que o inserem no patamar de país. O Brasil é mais que isso, é a construção da miscigenação cultural, é o mix de culturas e religiões, é a cor da pele misturada. É o jeito de nunca ter dinheiro para nada, mas estar sempre tomando uma cervejinha no domingo do futebol.

Relacionados

  • Tmp 2882 PPP2010 1869963129
    63954 palavras | 256 páginas