Resnha critica do texto avaliação da aprendizagem: visão geral

Páginas: 5 (1234 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
Avaliação da aprendizagem: visão geral
Cipriano Carlos luckesi
Um ponto que se ressalta em suas palestras é a diferença entre “examinação”e “avaliação”. Como podemos definir essa diferença .nossa escolas mais examinam que avaliam?dê alguns exemplos que diferenciam o “examinar” do “avaliar”.

Infelizmente a escola hoje ainda não avalia a aprendizagem do educado, historicamente, mudamos o nome,porém não modificamos a pratica.portanto , vivenciamos algumas coisas equivoca :leva o nome, mas não a pratica.
Para compreender esse ponto de vista,basta verificarmos as características básicas ,de um lado do ato de examinar e, de outro , do ato de avaliar
Ao processo de exames não interessa como o respondente chegou a essa resposta ,importa somente a resposta em conseqüência dessacaracterística ,vem segunda:os exames pontuais o que significa que não interessa o que poderá acontecer depois só interessa o aqui e agora
[...]os exames classificatórios,ou seja, eles classificam os educando em aprovados ou reprovados,ou coisa semelhante,estabelecendo uma escala classificatória com notas que vão de zero a dez.São classificações sobre a vida do educando.
Em conseqüência dessa terceiracaracterística emerge a quarta. Os exames são seletivos ou excludentes. Porque classificatórios, os exames excluem uma grande parte do educando.
Ao lado desses fatores os exames contribuem, em muito, para esse fenômeno de exclusão educacional que vivemos, devido eles serem seletivos.
[...] vale mencionar que os exames escolares (não principalmente como característica sua, mas como um modo de serdecorrente de suas próprias características) colocam nas mão do sistema de ensino e,conseqüente ,do professor um instrumento pedagógico que pode ser utilizado autoritariamente ;e historicamente assim ele tem sido usado .Os exames escolares tem servido na maior parte das vezes para disciplinas externa e aversivamente os educando.tem sido utilizados largamente como um recurso de controledisciplinar impositivo sobre os alunos.
De outro lado ,também são quatro as características da avaliação;são exatamente opostas ás características dos exames. Em primeiro lugar ,avaliação opera com desempenho provisório ,na media em que ela subsidia o processo de busca dos resultados os melhores possíveis.para um processo avaliativo –construtivo, os desempenhos são sempre provisórios ou processuais, comotambém denomina ;cada resultado obtido serve de suporte para um passo mais á frente.[...] avaliação é não pontual,diagnostica (por isso dinâmica)e inclusiva,por oposição ás características dos exames , que são pontuais ,classificatórios e seletivos.
Ou seja ,á avaliação interessa o que esta vai acontecendo antes , o que está acontecendo agora e o que acontecerá depois com educando.
Para umprocesso verdadeiro processo da avaliação de avaliação,não interessa a aprovação ou reprovação de um educando , mas sim sua aprendizagem;e, conseqüentemente,ser inclusiva ,enquanto não descarta , não exclui, mas sim convida para a melhoria.
Do ponto de vista das relações pedagógicas,diversamente dos exames ,a avaliação exige uma postura democrática do sistema de ensino e do professor ,ou seja paraproceder a melhoria do ensino-aprendizagem,não basta avaliar somente o desempenho do aluno ,mas toda a atuação do sistema.
[;;;]percebemos que hoje ,na escola ,no que se refere ao acompanhamento da aprendizagem dos educando agimos mais na forma pontual,a partir de desempenho final , de modo classificatório ,seletivo e autoritário do que não a pontual,a partir de desempenho provisório,diagnostica ,inclusiva e democráticamente ,o que quer dizer que mais examinamos do que avaliamos.
De quem herdamos a cultura do examinar? Porque demoramos tanto a questionar essas praticas?
Temos três pontos a sinalizar a respeito de nossas heranças examinatoria a se de nossas resistência á mudanças das práticas examinatórias para a praticas avaliativas.
A herança mais próxima, que nos engessa para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação da aprendizagem; visão geral
  • Resenha crítica: LUCKESI, C.S. Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais. LUCKESI,...
  • Resenha do texto: LUCKESI, C.S. Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais e LUCKESI, C.S....
  • Positivismo-Visao Geral e Critica
  • Resenha Crítica Avaliação da Aprendizagem
  • Resenha critica avaliação da aprendizagem
  • Resenha crítica do texto: avaliação da aprendizagem, por pedro ferreira de andrade.
  • • Abordagem crítica e construtiva da avaliação da aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!