RESMAT UNICASTELO

9343 palavras 38 páginas
Campus Fernandópolis
Curso de Engenharia Civil

2013

Resistência dos Materiais
Me. Marcelo R. de Matos Pedreiro

Notas de aula de apoio à disciplina de
Resistência dos Materiais I.

Resistência dos Materiais I

CAPÍTULO 01 - ESTUDO ELEMENTAR
1.1

1

DA

RESISTÊNCIA

DOS

MATERIAIS

Introdução

A Resistência dos Materiais é o ramo da Mecânica dos Sólidos
Deformáveis que tem como objetivo principal determinar os efeitos que ocorrem nas seções transversais dos elementos estruturais em função do tipo de esforço solicitante, estabelecendo as proporções e dimensões dos elementos com a finalidade de capacita-lo a cumprir suas finalidades básicas oferecendo: segurança, confiabilidade, durabilidade e em condições econômicas aceitáveis.
A resistência do elemento de qualquer elemento pode ser definida como a sua capacidade de resistir à ruína, e é o principal problema de estudo nesta disciplina.
Os elementos também podem apresentar e em muitos casos deformações excessivas, que devem ser limitadas para atender a requisitos de confiabilidade, uma vez que deformações exageradas podem ser confundidas com falta de segurança. A capacidade de um elemento reagir às deformações é chamada de rigidez do elemento.
Muitas
vezes, apesar de os elementos estruturais satisfazerem aos requisitos de resistência e de rigidez sob a ação das cargas, a estrutura, como um todo, não é capaz de manter o estado de equilíbrio, por instabilidade. A estabilidade das estruturas é outro problema a ser analisado.
Para a solução de seus problemas básicos, a Resistência dos
Materiais estabelece modelos matemáticos simplificados (esquemas de cálculo) com o intuito de descrever a complexa realidade física, permitindo uma fácil resolução dos problemas, obtendose resultados aproximados que, posteriormente podem ser corrigidos através de coeficientes que levam em conta as simplificações feitas.
Esses
coeficientes de correção
(coeficientes de segurança) são estabelecidos experimentalmente e de forma geral

Relacionados