Reslatorio de fisica experimental paquimetro

1430 palavras 6 páginas
1 Objetivos * Conhecer o paquímetro e familiarizar-se com seu uso. * Utilizar o paquímetro para fazer diferentes tipos de medições, observando a variação delas e sua precisão.
2 Material * Paquímetro * Arruela * Peça com furo cego * Régua
3 Introdução
Fazer medições é extremamente importante para o homem. E dependendo do seu uso é necessária uma maior precisão, e para conseguir tal precisão é necessário instrumentos adequados. O Paquímetro [grego: paqui (espessura) e metro (medida)] é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. É usado para medir dimensões lineares, através da distância entre dois lados simetricamente opostos de um objeto. Pode medir distâncias internas, externas, profundidades e ressaltos, por isso é muito usado em oficinas e laboratórios.
Existem diversos tipos de paquímetro: * Paquímetro universal - É o paquímetro mais utilizado. Serve para realizar medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos. * Paquímetro universal com relógio - Possui um relógio acoplado ao cursor que facilita a leitura, agilizando a medição. * Paquímetro com bico móvel (basculante) - É muito empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes. * Paquímetro de profundidade - Serve para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos, entre outros. Esse paquímetro pode apresentar haste simples ou com gancho. * Paquímetro duplo - Serve para medir dentes de engrenagens. * Paquímetro digital - Utilizado para leitura rápida, livre de erro de paralaxe e ideal para controle estatístico.
Um paquímetro universal (que foi o utilizado durante à pratica) é composto por:

1. Orelha fixa | 8. Encosto fixo | 2. Orelha móvel | 9. Encosto móvel | 3. Nônio ou vernier (polegada) | 10. Bico móvel | 4. Parafuso de trava | 11. Nônio ou vernier (milímetro) |

Relacionados