Resistividade elétrica

Páginas: 5 (1027 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
1-Resumo



O relatório a seguir descreve a realização da experiência da “resistividade térmica” feita sob supervisão da professora Michele Hideme Ueno, realizada no laboratório de física da Universidade Nove de Julho, no Campus Vergueiro, pelo curso de Engenharia de Produção Mecânica.






2-Objetivo




Determinar as Resistências e Resistividades elétricas do aço e do cobreatravés da medição da ddp e intensidade elétrica por meio do voltímetro, e com a ajuda de fórmulas específicas.














3-Introdução teórica




Todos os entendedores de eletricidade sabem que na natureza não existem condutores elétricos ideais e nem dielétricos ideais. Todavia, existem materiais considerados bons condutores. A maioria dos metais e em particular o cobre,são considerados bons condutores de eletricidade. Ao passo que possuem uma resistência para a condução elétrica.

Resistência elétrica é a propriedade de alguns materiais de “resistir” ao fluxo de eletricidade através deles.

O físico alemão George Simon Ohm (1787 – 1854) mostrou que todo condutor com resistência (R), quando submetido a uma diferença de potencial elétrico (U) estará sujeitoa uma intensidade de corrente elétrica (i) proporcional, segundo a lei matemática: U=R.i, conhecida como Lei de Ohm. Os condutores elétricos que obedecem a esta lei para diversas Diferenças de Potencial Elétrico, são denominados Condutores Ôhmicos. Neste caso observa-se que a resistência elétrica do mesmo permanece constante, independentemente das medidas da d. d. p. (diferença de potencialelétrico). Mas é necessário que o condutor não sofra mudança de temperatura. Caso contrário, o condutor não obedece a Lei de Ohm e o mesmo é denominado Condutor Não Ôhmico.

O termo “Resistência” se aplica a um objeto em particular, como um fio em um cabo elétrico, lâmpada ou elemento de aquecimento. O termo “Resistividade” é uma propriedade geral de um material, como

prata ou cobre. Aresistividade é definida como a resistência de um percurso de um metro cúbico em uma substância.

Para o condutor não Ôhmico, a passagem de corrente através do material com resistência produz uma transferência de energia da corrente até o elemento resistivo, resultando em aumento de temperatura. É por isso que os elementos de aquecimento (fios finos) de eletrodomésticos como ferros, secadores de cabeloe torradeiras ficam quentes quando são atravessados por uma corrente.
A resistência de um fio depende não apenas do material do qual ele é feito, mas também de seu comprimento e diâmetro. Para fazermos um elemento de aquecimento eficiente usamos pequenos diâmetros (que aumentam a resistência), e fios longos (que também aumentam.


Unidades e significados:



é a resistência ( Ohms);é a Corrente ( Ámpères);
é a tensão (Volts);















4-Descrição do aparato experimental, métodos utilizados e cálculos


4.1 - Do aparato experimental:


A. Fonte de Tensão em corrente contínua;
B. Trena milimetrada;
C. Micrômetro;
D. Amperímetro;
E. Voltímetro;
F. Fios de materiais diferentes de diversos diâmetros da secção transversal;
G. Resistores.4.2 - Do Método utilizado:


4.2.1 - Utilizaram-se dois fios, de diferentes diâmetros e materiais, esticados sobre uma base isolante elétrica plana. Os resistores associados em série a cada fio permitirão o trabalho com baixas intensidades de corrente elétrica.

4.2.2 - Em seguida foi montado um circuito elétrico mediante a utilização da Fonte de Tensão ajustada em corrente contínua,associando-se adequada e corretamente o Voltímetro e Amperímetro para que se meça a d. d. p. entre os terminais do fio e a intensidade de corrente elétrica através dele.



4.2.3 - Foi preenchida uma planilha com os materiais que constituem cada um dos fios, bem como, os seus respectivos comprimentos (L) e diâmetros (D), mostrado na tabela abaixo.

4.2.4 – Foi ajustada a fonte de tensão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resistividade elétrica
  • Resistividade eletrica
  • Relatório
  • Resistividade e resistência elétrica
  • Relatório de resistividade elétrica
  • Lei de ohm e resistividade elétrica.
  • Relatório de resistência e resistividade elétrica
  • Resistencia e resistividade elétrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!