RESISTIVIDADE DE UM FIO DE NÍQUEL-CROMO E PONTE DE FIO DE NIÍQUEL-CROMO

1192 palavras 5 páginas
Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Exatas Departamento de Física

RESISTIVIDADE DE UM FIO DE NÍQUEL-CROMO E PONTE DE FIO DE NIÍQUEL-CROMO

RESUMO
O experimento foi realizado com a finalidade de analisar a dependência da resistência de um fio condutor e calcular a resistividade de um fio de níquel-cromo. E também medir as resistências pelo método de comparação, através da ponte de fio.

INTRODUÇÃO Também chamada de resistência elétrica específica, ela representa o quanto o material se opõe à passagem da corrente elétrica. Quanto menor for o valor da resistividade de um determinado material mais facilmente ele permite a passagem de corrente elétrica, e quanto melhor for o condutor esse fato também se verifica. Tem-se que a resistividade de um material pode ser calculada a partir da Equação 1: ρ = R (1) Sendo: o comprimento do material; R: a resistência do material; e A: a área da secção transversal. Podemos perceber que a resistividade é diretamente proporcional à resistência que o material apresenta e inversamente proporcional ao seu comprimento. [1]; A ponte de Wheatstone é uma montagem que serve para descobrirmos o valor, com boa precisão de uma resistência elétrica desconhecida. A ponte consiste em dois ramos de circuito contendo dois resistores cada um e interligados por um galvanômetro. Todo conjunto deve ser ligado a uma fonte de tensão elétrica. [2]; Com o uso da Equação (2):
Rx = Rp (2)

Pode-se calcular a resistividade de um resistor desconhecido, através de um resistor padrão e ao comprimento L da seção transversal. Sendo o valor da resistência diretamente proporcional ao comprimento do condutor, tem-se a Equação (3) da resistividade:

Relacionados