resistencia

Páginas: 10 (2379 palavras) Publicado: 16 de dezembro de 2014
Fator de Segurança
O fator de segurança é utilizado no dimensionamento dos elementos de construção, visando assegurar o equilíbrio entre a qualidade da construção e seu custo. O projetista poderá obter o fator em normas ou determiná-lo em função da circunstâncias apresentadas. Os esforços são classificados em 3 tipos:
Carga Estática

A carga é aplicada na peça e permanece constante; comoexemplos, podemos citar:
Um parafuso prendendo uma luminária. Uma corrente suportando um lustre.
Carga Intermitente
E assim sucessivamente

Neste caso, a carga é aplicada gradativamente na peça, fazendo com que o seu esforço atinja o máximo, utilizando para isso um determinado intervalo de tempo. Ao atingir o ponto máximo, a carga é retirada gradativamente no mesmo intervalo de tempo utilizadopara se atingir o máximo, fazendo com que a tensão atuante volte a zero. Exemplo: o dente de uma engrenagem
∆l
Φ γ = =
l E
Carga Alternada
Neste tipo de solicitação, a carga aplicada na peça varia de máximo positivo para o máximo negativo ou vice-versa, constituindo-se na pior situação para o material.
Ex.: eixos, molas, amortecedores, etc.
Para determinar o coeficiente de segurança emfunção das circunstâncias apresentadas, deverá ser utilizada a expressão a seguir:
k = x . y . z . w
- Valores para x (fator do tipo de material) x = 2 para materiais comuns x = 1,5 para aços de qualidade e aço liga
- Valores para y (fator do tipo de solicitação) y = 1 para carga constante y = 2 para carga intermitente y = 3 para carga alternada
- Valores para z (fator do tipo de carga) z = 1 paracarga gradual z = 1,5 para choques leves z = 2 para choques bruscos
- Valores para w (fator que prevê possíveis falhas de fabricação) w = 1 a 1,5 para aços w = 1,5 a 2 para fofo
Para carga estática, normalmente utiliza-se 2 ≤ k ≤ 3 aplicado a σe (tensão de escoa- mento do material), para o material dúctil e ou aplicado a σr (tensão de ruptura do material) para o material frágil). Para o caso decargas intermitentes ou alternadas, o valor de k cresce como nos mostra a equação para sua obtenção.

Fator de Segurança
É um valor numérico que se aplica À Capacidade Teórica de Trabalho (CTT), de um determinado elemento para se estabelecer a Capacidade Efetiva de Trabalho (CET), desse elemento ou meio de produção.
Parte superior do formulário
Em todas as atividades humanas deve seraplicado um Fator de Segurança (FS) a fim de que, dentro dos limites de segurança, possa ser executado o trabalho.
É um valor numérico que se aplica À Capacidade Teórica de Trabalho (CTT), de um determinado elemento para se estabelecer a Capacidade Efetiva de Trabalho (CET), desse elemento ou meio de produção.
Para fator > 1 : CET = CTT * FS
Para fator < 1 : CET = CTT / FS
Por exemplo: a um cabo deaço, em solicitação dinâmica (arraste de toras) deve-se aplicar um Fator de Segurança 5. Assim, se um determinado cabo de aço tem a capacidade teórica de ruptura (limite de resistência à tração) igual a 30 toneladas, só podemos exigir um esforço de, no máximo, 6 toneladas.
O trabalho de exploração florestal, por utilizar um grande número de pessoas e equipamentos como tratores agrícolas emotosseras, deve ser monitorado de forma a ser realizado dentro de hierarquias que devem ser obedecidas para que não ocorram acidentes no campo.
Exemplos de cargas sofridas pelos operários no meio florestal:
Ao objeto de trabalho (árvore).
Ao tipo de terreno.
Aos meios de trabalho, tais como instrumentos e ferramentas.
Nível de ruído a que está exposto.
Nível de vibração do equipamento no qualtrabalha o funcionário, entre outros fatores levando-o a sofrer desgastes dos tipos físico e psíquico, que podem levar a conseqüências como surdez e falta de concentração. Devido a estes problemas, há a necessidade de manter uma equipe que conte pelo menos com um Técnico de Segurança do Trabalho, um Médico do Trabalho e uma organização interna de prevenção de acidentes como as CIPA's, que realizam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resistencia
  • Resistencia
  • Resistencia
  • Resistencia
  • resistencia
  • resistencia
  • Resistência
  • resistencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!