resistencia

Páginas: 2 (336 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Respostas

1) O estudo de Resistência de Materiais para o curso de Engenharia Civil é muito importante porque em qualquer tipo de construção haverá um certa carga a ser suportada pelas suasestruturas. E essas estruturas devem ser projetadas e construídas baseando na ação dessas cargas (pressão, peso, volume, etc.) sobre elas.
2) Estuda-se a Lei de Hooke em resistência de materiais pois é umalei da Física que estuda a elasticidade dos corpos e serve para calcular a deformação provocada pela força que age sobre o corpo. Por isso, nas construções, as peças que compõem as estruturas devemter geometria adequada e definida para resistirem às ações impostas sobre elas. Por exemplo um pilar deve ter resistência para suportar as cargas das vigas, caso contrário, ele irá se deformar.
3)Deformação Plástica ocorre quando a tensão não é mais proporcional a deformação ocorrendo então a deformação irreversível. Diferente do que acontece na deformação elástica, onde as deformações sãoproporcionais ao esforço aplicado e são reversíveis, ou seja, quando a deformação de tensão que provocou a deformação elástica é retirada, o material rochoso volta ao seu estado inicial. Portanto éimportante se conhecer a diferença entre esses dois tipos de deformações para se tem noção de que material usar numa construção e qual tipo de deformação ele poderá sofrer.
4) Tensão cisalhante ou tensão decisalhamento é um tipo de tensão gerada em direções semelhantes mas aplicada por forças em sentidos iguais ou opostos e com intensidades diferentes no material analisado. A tensão ou força axial é aforça segundo o eixo longitudinal de uma barra. A força axial pode ser de tração ou compressão, conforme se esteja a “puxar” os extremos da barra (tracionar), ou a “empurrar” os extremos da barra(comprimir).
5) A condição de maior ductibilidade de um material o torna mais caro do que um não tão dúctil, devido as suas propriedades, sendo bem mais resistente e seguro de usá-lo. Além disso, ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resistencia
  • Resistencia
  • Resistencia
  • Resistencia
  • resistencia
  • resistencia
  • resistencia
  • Resistência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!