Resistencia elétrica

Páginas: 10 (2481 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Resistência Elétrica
Introdução Primeira Lei de Ohm Representação Características físicas Segunda Lei de Ohm Potência dissipada por um resistor

Introdução
Nas lâmpadas incandescente, os seus filamentos são constituídos de tungstênio, e suas dimensões variam conforme a potência da lâmpada. Em um chuveiro, há um filamento de espessura constante, normalmente constituído por uma liga deníquel-cromo e, conforme a posição da chave (verão ou inverno, a corrente elétrica percorrerá toda a extensão do filamento ou somente parte dele, aquecendo menos ou mais a água. Nos postes de iluminação, há presença de uma fotocélula acoplada à lâmpada. Componente chamado LDR (Ligth Dependent Resistor – resistor dependente de luz) Nos sistemas de alarme contra incêndio, encontramos o componente eletrônicotermistor tipo NTC (coeficiente de temperatura negativa).

Resistência elétrica
Mas, o que há em comum entre esses quatro exemplo? A resistência elétrica, por definição: É uma grandeza relacionada à dificuldade que as cargas elétricas encontram ao atravessar um condutor.

Resistência elétrica
Ao ser aplicada uma determinada ddp nos terminais de um condutor, poderá surgir uma maior oumenor intensidade de corrente elétrica. O físico Georg Simon Ohm, em 1827, observou que, para um mesmo condutor metálico, á temperatura constante, variando a ddp em seu terminais, surgem intensidades de correntes elétricas diretamente proporcionais à respectiva ddp.

Resistência elétrica
Quando duas grandezas se relacionam dessa maneira, é possível obter a constante de proporcionalidade entreelas, simplesmente dividindo uma pela outra. Essa constante é a resistência elétrica, e os condutores que apresentam resistências constantes, mesmo variando a ddp e a corrente, serão chamados de ôhmicos. Assim: U

R=

i

Resistência elétrica – 1º Lei de Ohm
De acordo com essa relação matemática, a unidade utilizada no SI para a resistência elétrica R é o volt por ampère (V/A). Como ela aparececom muita frequência, uma unidade especial foi criada para representá-la: o ohm (Ω) Essa relação pode ser escrita assim:

U=R.i

Resistência elétrica – 1º Lei de Ohm

U=R.i
Onde as grandezas, em unidades SI, são: U → ddp, em volt (V) R→ resistência elétrica, em ohm (Ω) i → intensidade de corrente elétrica, em ampère (A)

1º Lei de Ohm - Enuncia
Para resistências constantes, a umamesma temperatura, é chamada de Primeira Lei de Ohm, e sua representação gráfica é um reta, passando pela origem.

Importante
É importante ressaltar que, somente em certas condições, a corrente elétrica que atravessa um dispositivo é diretamente proporcional à ddp. Em geral, os condutores não são ôhmicos e, consequentemente, sua resistência varia conforme a ddp aplicada.

Resistor e suaapresentação
Quando um condutor possui uma resistência considerável (que não seja desprezível) e, ao ser atravessado por corrente, ele transforma energia elétrica exclusivamente em energia térmica (efeito Joule), esse condutor será chamado de resistor. Veja sua representação.

Resolução de atividades

Página 9 e 10

Experimentando

Experimentando

Experimentando

Características físicase fatores externos que afetam a resistência
Para compreender a resistência elétrica, é necessário observar seu comportamento macroscópico e relacioná-lo com as características microscópicas, ou seja, com a estrutura atômica do material. A substância de que é feito o condutor, a sua espessura e o seu comprimento alteram o valor da resistência elétrica, assim com alguns fatores externos, tais comodiferença de potencial, temperatura e luminosidade.

Material utilizado como condutor
Dependendo do material utilizado, a quantidade de cargas que pode se deslocar por unidade de volume é maior ou menor. Além disso, a organização da rede cristalina pode facilitar ou dificultar a movimentação dessas cargas.

Material utilizado como condutor

Material utilizado como condutor
Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resistencia eletrica
  • Resistencia eletrica
  • resistencia eletrica
  • Resistência Elétrica
  • Resistencia eletrica
  • Resistência Elétrica
  • Corrente elétrica e Resistência elétrica
  • Resistência elétrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!