Resistência interna de uma Fonte

Páginas: 4 (936 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Universidade Federal de Uberlândia





Resistência interna de uma Fonte






Resistência Interna de uma Fonte
2º Turma Química Industrial










Sumário



ResumoNesta prática através do circuito contendo um reostato, uma fonte, uma resistência. Calculamos a resistência interna de uma fonte, para o calculo variamos a resistência do reostato e construímos umgráfico da diferença de potencial do reostato em função da corrente no circuito.

Introdução

Fontes de tensão e de corrente ideais são fontes que fornecem os valores determinados de tensão ou decorrente independentemente da carga à qual forem ligadas. É possível construir sistemas retroalimentados que percebam mudanças na carga e modifiquem os parâmetros físicos da fonte de forma a mantersua saída constante, embora tais sistemas tenham uma limitação no que diz respeito à velocidade das mudanças às quais ele pode responder.
Considere o circuito da figura 1 composto pela bateria e oresistor. Nesse caso a tensão aplicada pela fonte U é igual à tensão sobre o resistor UR e a corrente gerada I é a corrente que atravessa o resistor IR. Ou seja, U/I = R. De que maneira U e I mudamquando a resistência R muda?Antes de tudo, observe que pelo menos uma das grandezas tem de mudar, se a resistência e, portanto a razão entre elas mudar. Em geral, num caso real, ambas as grandezas mudam.Há dois casos ideais, extremos, nos quais apenas uma das grandezas muda que muitas vezes podem representar bem uma fonte real. Esses casos são: 
 
Fonte ideal de tensão:
UR = U = constanteIR = I = U/R
 
Fonte ideal de corrente:
IR = I = constante
UR = U = RI
Por exemplo, a bateria usada na atividade 1 dificilmente poderia ser considerada uma fonte ideal de tensão. Por outro lado, isso seriapossível para uma bateria nova e sem uso, se estivesse conectada a um resistor de resistência alta. As fontes reais são classificadas como fontes de tensão ou fontes de corrente conforme se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resistência Interna de um Fonte
  • Resistência interna de uma fonte
  • Fontes e suas Resistencias internas
  • Aula prática 7- Resistência interna de uma fonte
  • Fonte e suas resistencias
  • Resistência interna de um voltímetro
  • RESISTENCIA INTERNA DE VOLTIMENTROS
  • Relatório resistência interna de um voltímetro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!