Resina

Páginas: 6 (1255 palavras) Publicado: 26 de maio de 2013
1. Introdução

As resinas epoxídicas ou simplesmente resinas epóxi, são polímeros caracterizados pela presença de grupos glicidila em sua molécula, além de outros grupos funcionais.
Resultam em estrutura tridimensional através da reação do grupo glicidila (também chamado de grupo epóxi) com um agente reticulante adequado
(endurecedor).
Resinas Epóxi são uma das maisimportantes classes de polímeros termoestáveis usados para aplicações estruturais ou como adesivos, pois mostram alta força de tensão e módulo, fácil processamento, boa resistência química e térmica, a polaridade desses grupos serve para criar forças de interação entre a molécula epóxi e a superfície adjacente a ela, otimizando o seu uso como adesivo e revestimento.
Outro fator muito importante daresina epóxi é a adaptação aos mais diferente tipos de processos industriais e aplicações.
Neste trabalho conheceremos as principais características, classificações e as manutenções industriais da resina epóxi.


2. Fundamentação Teórica

2.1 Resinas
Resina é uma secreção formada especialmente em canais de resina de algumas plantas como, por exemplo, árvores coníferas.
Asplantas produzem resinas por várias razões cujas importâncias relativas são debatidas. Sabe-se que as resinas cicatrizam as feridas da planta, matam insetos e fungos, e permitem que a planta elimine acetatos desnecessários.
Determinadas resinas são obtidas em uma condição fossilizada, âmbar sendo o exemplo mais notável desta classe; O copal do México e a goma
kauri da Nova Zelândia são obtidostambém em uma condição semi-fóssil. As resinas que são obtidas de exudações naturais são formados por diferentes ácidos, chamados ácidos da resina, que se dissolvem em solução alcalina formando "sabões de resina", de que os ácidos de resina são regenerados pelo tratamento com ácidos.
As resinas quando flexíveis são conhecidas como "oleo-resina"s, e quando contendo ácido benzóico ou ácidocinâmico, elas são chamadas bálsamos.
Outros produtos resinosos estão em suas condições naturais misturadas com a goma ou substâncias mucilaginosas e conhecidas como resinas de goma.
A concepção geral de uma resina é um corpo não cristalino, insolúvel na água, na maior parte solúvel no álcool, óleos essenciais, éter e óleos quentes, amaciando e derretendo sob a influência do calor, nãocapaz de sublimação e queimando-se com uma chama brilhante mas fumegante. Uma resina típica é uma massa transparente ou translúcida, com uma fratura vidrosa e uma cor fraca amarela ou marrom, não-perfumado ou tendo somente um odor ligeiro de terebentina. Muitas resinas compostas, entretanto, de sua mescla com óleos essenciais, têm odores distintos e característicos.
Resinas sintéticas sãopolímeros preparados via processos de polimerização por adição ou por condensação. São amplamente utilizadas na forma de soluções ou dispersões, na produção de tintas (a resina é o veículo responsável pelo brilho e pelas propriedades físicas do filme após a secagem) e adesivos.
Uma segunda classificação refere-se ao tipo de comportamento após a aplicação:
• Termofixas: Resinas que sob a ação docalor sofrem um processo de reticulação interna (crosslinking), o que é tecnicamente chamado de processo de cura. O filme final é insolúvel em solventes. Este processo de cura é promovido através do uso de grupos funcionais reativos (sistemas mono ou poli componentes). Ex: cura do filme de uma resina acrílica hidroxilada com uma resina melamina-formaldeído a 140 °C (processo utilizado na maioria dasmontadoras de veículos do Brasil).
• Termoplásticas: Resinas cujo processo de formação de filme ocorre exclusivamente pela secagem física (evaporação de solventes). Se o filme final for exposto aos solventes adequados será solubilizado novamente. Geralmente são utilizadas resinas acrílicas com alta temperatura de transição vítrea (Tg), comumente chamadas "lacas acrílicas".


2.2 Resinas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESINAS
  • resinas
  • Resinas
  • resina
  • Resinas
  • Resinas
  • Resinas
  • Resinas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!