Resina Uréia - Formolaldeído

684 palavras 3 páginas
Unidade Integrada SESI SENAI Catalão
Ensino Básico articulado à Educação Profissional
Técnico em Química Industrial
Docente: Lidianne Dias de Alvarenga
Componente: Tecnologia de Polímeros

Resina Uréia - Formaldeído

Alunas: Dayane Rosa Silva Alves;
Débora Stefani Borges de Melo;
Larissa Pereira dos Santos;
Nathalha Kelly Alves Tavares.

Catalão, 01 de abril de 2014.
Introdução
Resina de uréia-formaldeído, classificado como polímero de condensação, é uma resina termo endurecível opaca produzida por aquecimento da uréia e de formaldeído numa solução de amoníaco ou piridina. Quando puro é transparente, e foi por isso usado como o primeiro tipo de vidro plástico, no entanto, ele acaba se tornando opaco e rachando com o tempo. Este defeito pode ser evitado pela adição de celulose, mas ele perde sua transparência, sendo então utilizado na fabricação de objeto translúcido.
A resina é largamente utilizada como um material de moldagem e de componente de adesivos e revestimentos de proteção. A indústria de painel de fibras é um grande consumidor deste suprimento, onde é usado como um agente de ligação. Apesar de seus muitos atributos positivos, a resina tem uma desvantagem na sua libertação de gás de formaldeído sob certas condições. Este produto está disponível como líquidos viscosos ou como pós-secos e aplicados por pulverização, que exigem a adição de água antes de usar. Este polímero é também usado em vernizes e resinas, na impregnação de papeis e outros.
Os tipos de resinas de formaldeído são extremamente duros e resistentes a polímeros que se prestam idealmente a uma série de aplicações domésticas e industriais. Resina de ureia de formaldeído possui excelente resistência à tração, flexibilidade e a resistência de distorção ao calor, e quando curada, ela forma um acabamento muito resistente. Estas características têm feito do polímero um aditivo útil para uma vasta gama de produtos, tais como revestimentos de madeira,

Relacionados

  • Trabalho microfusão
    9523 palavras | 39 páginas
  • Biocel
    9594 palavras | 39 páginas