Resiliência e a escal Quest_Resiliência

1644 palavras 7 páginas
A ESCALA “QUEST_ RESILIÊNCIA” COMO FERRAMENTA DE SUPORTE
PARA ORIENTAR PROCESSOS DE COACHING ESPORTIVO
BARBOSA, GS*
BARBOSA, MA**
1. Introdução
Temos conceituado resiliência como a capacidade ou habilidade desenvolvida a partir de esquemas de crenças determinantes. Essas crenças estruturam o comportamento resiliente das pessoas (Brooks e Goldstein, 2003). A superação de adversidades e desafios advém da possibilidade de uma pessoa ou equipe desenvolver crenças positivas e produtivas para o sucesso na tomada de decisões apropriadas (Flach, 1991), visando superar e vencer os obstáculos nas diferentes áreas da vida. (Barbosa, 2008).
A escala “Quest_Resiliência – Versão Adolescentes: Ambiente para esportes” foi estruturada em 2009 sendo proposta para a avaliação e mapeamento dos índices de resiliência em sujeitos de 11 a 17 anos como desdobramento das pesquisas iniciais na resiliência (Barbosa, 2006). A escala é dividida em duas partes. A primeira no modelo de uma escala nominal se trata de um levantamento de dados sociais e demográficos dos respondentes. A sequência dos conjuntos temáticos de itens buscou abordar os dados em uma perspectiva do geral (local de nascimento, idade, etc.) e menos sensível para o particular (religião, doença ou acidentes marcantes). E para captar e manter o interesse do respondente nós inserimos logo no início do levantamento uma solicitação relativa ao tema da resiliência (pessoa que mais o ajudou na vida) e só depois apresentamos as perguntas gerais como nome, sexo, etc., uma vez que tais perguntas não possuem, a priori, o caráter de fixar o respondente, porém elas deveriam nos servir apenas para caracterizar a amostra que responde ao questionário.
Na segunda parte, na busca de quantificar o conceito de resiliência em áreas específicas, estruturamos os 72 itens como uma escala likert devido estarmos efetivando o levantamento de opiniões do respondente quanto suas crenças relacionadas à resiliência na
qual

Relacionados