resiliencia

Páginas: 9 (2224 palavras) Publicado: 13 de junho de 2014



RESILIÊNCIA:
SEUS CONCEITOS E CONTEXTOS


Resumo
Este artigo enfoca a origem e evolução do conceito
de resiliência percorrendo o histórico de sua introdução no campo das ciências da saúde e em particular sua utilização na administração. Entre as diversas definições estão a resiliência como
traços de adaptação e capacidade, um conjunto
de competências e habilidades individuais comoresultado de traços de personalidade e influências
ambientais, a manifestação de competências diante
de circunstâncias adversas e o resultado do equilíbrio
entre fatores protetores e de risco tanto individuais
quanto sociais. Cada pessoa possui um nível de resiliência, porém é necessário exercitar a habilidade de adaptar-se as mudanças.
É realizada uma análise reflexiva
sobre asimplicações dos conceitos.
Palavras-chave:
Capacidade. Obstáculo. Emocional. Resistência. Habilidade.





1 INTRODUÇÃO

Mudanças e adversidades ocorrem cada vez mais rápido no dia a dia, exigindo esforço contínuo e adaptação. O estresse esta cada vez mais inevitável, gerando diferentes reações, dependendo da visão que se tem da situação vivida, como por exemplo, o perigo ou desafio. Além de nosmantermos em um mercado extremamente competitivo, vive-se em um ambiente de mudanças constantes, incertezas e pressões geradas pela necessidade de se tomar decisões rápidas, atingir ou superar metas.
O termo resiliência se refere a uma habilidade de superar tais dificuldades. A resiliência é como um elástico que pode ser esticado quase até o ponto de ruptura e uma vez libertado da açãoanterior, é capaz de retornar a forma original. Por mais resiliente que sejamos podemos sofrer alguma mudança no comportamento, por menor que possa parecer. A resiliência cria e mantém uma atitude positiva, trazendo confiança para assumir novas responsabilidades no trabalho, ultrapassar situações constrangedoras ou embaraçosas, procurar novas experiências que estimulem o conhecimento.
Pessoasresilientes tem relações afetivas gratificantes, sucesso profissional, dedicam-se muito mais a atividades diferenciadas e agradáveis nos tempos livres, cuidam bem de si próprias e acreditam num futuro promissor para suas vidas.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

O que é resiliência?

Resiliência é um termo oriundo do latim resiliens, que significa voltar ao estado normal, principalmente após alguma situaçãocrítica e fora do comum. Cada indivíduo possui determinado grau de resiliência, sendo esta uma característica de cada um, que pode variar de acordo com sua experiência.
Uma pessoa resiliente tem a capacidade de se recompor, de se adaptar e de se moldar à nova realidade, atribuindo algum sentido ao acontecimento e redirecionando-o de forma a enxergar algum benefício naquela circunstância.Diferentes contextos da resiliência:

Resiliência Ambiental – é a aptidão de um determinado sistema que lhe permite recuperar o equilíbrio depois de ter sofrido uma perturbação. Este conceito remete para a capacidade de restauração de um sistema.
A noção de resiliência ambiental ficou conhecida a partir de 1970, graças ao trabalho do famoso ecologista canadiano C.S. Holling. Consiste na resistênciaque os materiais apresentam quando são expostos a um choque ou percussão. É a medida em quilômetros por centímetro quadrado (km/cm2) através do instrumento conhecido como Pendulo Charpy, no qual uma massa pesada cai sobre uma proveta de dimensões padronizadas, o que provoca a sua ruptura e a energia absorvida é registrada.

Resiliência na Psicologia – é a capacidade de uma pessoa lidar com seuspróprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão seja qual for à situação.
O estudo da resiliência pela psicologia só começou a ocorrer nas últimas décadas do século 20 e um dos precursores no estudo dessa habilidade foi a psicanalista infantil JAMES ANTONY, quando realizou os seus primeiros estudos e percebeu que algumas crianças, mesmo vivendo em lares conflituosos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resiliência
  • Resiliencia
  • Resiliência
  • Resiliência
  • Resiliencia
  • Resiliência
  • Resiliência
  • O que é resiliência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!