Resiliênsia

Páginas: 5 (1114 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2011
Índice Pág.

Introdução.......................................... 02

Conceito de Resiliência..................... 04

Por que as empresas preferem os resilientes?....................................... 07

Como cultivar a Resiliência............... 09Conclusão......................................... 13

Bibliografia....................................... 14

Introdução

Neste trabalho veremos acerca do conceito de resiliência, as idéias de alguns precursores deste construto, e de sua importância na carreira profissional e o porquê das empresas preferirem osresilientes.
“Por causa da crise mundial percebemos que os resilientes são aqueles que estão conseguindo superar este momento. Eles não esperam um acontecimento ruim para somente depois fazer algo a respeito. E, mesmo diante das dificuldades em âmbito financeiro, estão entregando resultados”.

A explicação é do consultor organizacional Eduardo Carmello, diretor daEntheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos e autor do livro "Resiliência - A transformação como ferramenta para construir empresas de valor", da Editora Gente.

Carmello concluiu que resiliência não é somente a competência mais abordada nos últimos anos. É também a competência mais importante em um momento de crise. Afinal, resiliente é aquele que suporta a pressão, serecupera rapidamente após um tombo e, acima de tudo, consegue antecipar os eventos.

Conceito de Resiliência

É a capacidade que tem um ser humano de se recuperar psicologicamente, quando é submetido ás adversidades, violências e catástrofes na vida. Conhecemos inúmeros casos de pessoas famosas ou anônimas que passaram por situações de extremadificuldade, tragédias e privações, e mantiveram a crença, a fé e a postura combativa, conseguindo ultrapassar os obstáculos e retomar suas vidas ainda fortalecidas. Pessoas que seqüestros, que viveram situação de falência em suas empresas, doenças graves e conseguiram dar a volta por cima, ressurgindo ainda mais fortes depois de superadas as dificuldades.

Pode – se perguntar se aresiliência é inata ou se pode ser desenvolvida. Quanto a isso, sabe-se que ela não é apenas uma quantidade que algumas pessoas possuem. Esse conceito diz respeito muito mais a uma possibilidade, uma capacidade que pode ser aprendida ou desenvolvida.

Bem se sabe que o trabalho é parte constituinte da subjetividade do ser humano e como em qualquer outro segmento da vida dohomem, o trabalho apresenta , por diversos fatores, momentos de dificuldade,insatisfação, podendo chegar até ao caso de trazer complicações no âmbito da saúde. Tratar da resiliência no trabalho é uma maneira de poder exemplificar as diferentes possibilidades dessa propriedade para superação de problemas das mais diferentes esferas.Ora, o trabalho pode trazer adversidades em vários níveis: financeiro(baixo salário,salário em atraso, por exemplo); emocional (estresse ou fadiga ocupacional);físico (questões de falta de segurança e higiene no trabalho) e social (dificuldades interpessoais).

Nesse sentido, é preciso que a organização esteja capaz de superar suas adversidades e de preparar seus colaboradores para estejam aptos a enfrentar as situações em que asdificuldades aparecem. A possibilidade e habilidade de controle do estresse é uma característica que pode ser ensinada aos funcionários.

O profissional resiliente tem três principais características ele é antenado no mercado e detecta os sinais de oportunidades, frente as mudanças ou adversidades, sem ficar só olhando para o lado ruim da situação; ele consegue entregar o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!