Resiliência

Páginas: 8 (1841 palavras) Publicado: 14 de março de 2012
2 REVISÃO TEÓRICA
Talita Medeiros Chamone de Olivera

2.1 Sobre a resiliência


Resiliência é um termo originado do Latim, resilliens, que significa “saltar para trás, voltar, ser impelido, recuar, romper” (PRIBERAM, 2005).
Para as ciências exatas, o termo significa a resistência ao choque ou a propriedade na qual a energia potencial de um corpo deformado é devolvida quando cessa atensão incidente. (CARMELLO, 2005). Para a medicina, conforme Ruegg citado por Barreira (2006), a resiliência refere-se à capacidade de resistência às doenças e infecções, seja pela própria superação ou pela ajuda de medicações curativas ou preventivas.
O termo foi trazido para a psicologia em 1974 e, segundo Tavares (2001), esta não possui um único conceito. Mesmo depois de certo tempo de uso oconceito é ainda nebuloso e confuso, por não ser único e por dar espaço para várias interpretações. O termo resiliência, inicialmente, foi conceituado erroneamente como “invencibilidade” ou “invulnerabilidade”.
Sob o olhar da psicologia, a resiliência é relacionada com a qualidade de resistência e perseverança do ser humano perante as dificuldades da vida, sendo entendida como “a capacidade humanauniversal de superar as adversidades da vida e ser fortalecido por elas” (GROTBERG citado por YUNES, 2001, p 3).
Rutter, citado pela psicóloga Yunes (2001), considera que o conceito de invulnerabilidade é distinto do conceito de resiliência, pois a primeira se refere apenas a uma característica intrínseca ao indivíduo, e a resiliência é relativa, ou seja, suas bases são tanto constitucionais comoambientais. Para ele, o grau de resistência não tem uma quantidade fixa, já que varia de acordo com as circunstâncias.
O conceito de resiliência pode ser definido de várias maneiras e diversos autores se empenham em pesquisar sobre o tema. A resiliência significa “a capacidade do indivíduo, ou família, de enfrentar as adversidades, ser transformados por elas, mas conseguir superá-las” ou então, adefine como a “capacidade que o ser humano tem de se recuperar psicologicamente quando submetido a adversidades, violência, catástrofe, durante a vida”. (PINHEIRO 2004, p 1-2).
De acordo com Barreira (2006), o termo resiliência foi expresso pela primeira vez por Flach, que acreditava que a resiliência era o conjunto de forças psicológicas e biológicas necessárias para que o ser humano atravessecom sucesso as mudanças, bem como as adversidades, a fim de sair destas com algum aprendizado. Sendo assim, o autor enfatizava a necessidade de que os processos fisiológicos ativados pelo estresse funcionassem de maneira a permitir ao indivíduo a promoção da resiliência através de certa habilidade para reconhecer a dor e de perceber o sentido desta, para que seja capaz de superá-la e/ou tolerá-lapara resolver os conflitos.
Alguns autores como Taylor, Moffitt e Caspi, conforme Barreira (2006), consideram a resiliência como um processo em construção, dependente da natureza ampla e complexa dos seres humanos e Rutter, citado por Garcia (2005, p. 1), “afirma que a resiliência é o produto final de um processo de imunização que não elimina o risco, mas encoraja o indivíduo a enfrentá-loefetivamente”.
Yunes e Szyymannki (2001) consideram que a definição do termo, para as ciências humanas, não é clara e nem precisa como na física. Para as autoras, não é possível uma definição clara, pois existem diversos fatores e variáveis que não podem ser desconsiderados no estudo sobre a resiliência, como por exemplo, as situações de risco, de estresse e experiências adversas com respostas finais deadaptação e/ou aprendizado.
Em síntese, a resiliência pode ser compreendida, como um conjunto de processos sociais e intrapsíquicos, que possibilitam o desenvolvimento de uma vida saudável, mesmo em um ambiente não saudável. Acontece a nível individual ou grupal e pode ser estudada dentro das famílias e das instituições; em crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Vale lembrar que apesar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resiliência
  • Resiliencia
  • resiliencia
  • Resiliência
  • Resiliencia
  • Resiliência
  • Resiliência
  • O que é resiliência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!