Resiliência no trabalho

Páginas: 7 (1510 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Resiliência

Vamos começar pelo título: você sabe do que trata o termo "resiliência"? Ele vem da área da Engenharia e da Física, e fala sobre a resistência daqueles materiais que, deformados por grandes pressões, podem retornar às suas formas originais. O material resiliente é aquele capaz de absorver a energia sem sofrer deformações permanentes, e, de certa forma, recuperar as suas qualidadesoriginais. Segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, "Aurélio", resiliência é Propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformação elástica; resiliente é o adjetivo definido como elástico.
A palavra "resiliência" foi absorvida pelos psicólogos e psiquiatras, certamente porque, de maneira bastante interessante, é adequadaàs situações psíquicas em que, muitas vezes, identificamos pressões das mais variadas. A própria linguagem que usamos para descrever determinadas experiências já anunciam o significado deste termo. Dizemos que em nosso peito pesa uma pata de elefante, quando queremos descrever uma angústia, ou que nosso coração está apertado, ou, ainda, que carregamos o mundo nos ombros. Adversidades,dificuldades e até mesmo traumas fazem parte de nossa vida, às vezes de modo mais intenso e marcante para uns que para outros, ou em determinadas épocas que em outras. Mas sempre temos que nos defrontar com questões que colocam em xeque a nossa capacidade de resistir a determinadas pressões. Aqui, nos interessa algo mais do que apenas "resistir", mas lidar com a adversidade de maneira criativa, de modo a darcontinuidade à vida, sem que um obstáculo que parecia intransponível seja motivo de paralisação. Aquilo que fora uma pedra no caminho, pode ser motivo para se ir mais longe.
De acordo com a pesquisa realizada pela ISMA-BR, 70% dos brasileiros sofrem as conseqüências do stress. Destes, 30% são vítimas da Síndrome de Burnout, um termo psicológico que descreve o estado de exaustão prolongada ediminuição de interesse, especialmente em relação ao trabalho. O termo burnout descreve principalmente a sensação de exaustão da pessoa acometida.
Estudos também mostram que algumas pessoas passam pelo mesmo processo de pressão e adversidade no ambiente de trabalho, mas não entram no estado de estresse ou burnout, suportando a pressão mantendo-se equilibradas, isto é, sem quebras emocionais. Estaspessoas são chamadas de resilientes, pois possuem atitudes diferenciadas em relação às adversidades no trabalho ou na vida pessoal.
Resiliência é uma palavra que vem do latim RESILIO, que significa “voltar ao normal”. O conceito foi criado em 1807, pelo cientista inglês Thomas Young, que fazia estudos sobre a elasticidade dos materiais. Mais tarde, a resiliência foi incorporada pela física como acapacidade que certos materiais têm de acumular energia quando submetidos a um esforço e, cessado o esforço, retornar ao seu estado natural sem sofrer deformações permanentes. É o que acontece com uma vara no salto em altura: quando o atleta toma impulso para saltar, a vara se curva, acumula energia, projeta o atleta sobre o obstáculo e depois retorna ao seu estado normal.
Nas últimas décadas doséculo 20, o termo resiliência foi abraçado pela psicologia, para denominar a capacidade que certas pessoas têm de sofrer fortes pressões ou situações de grande estresse e não quebrar emocionalmente. Na verdade estas pessoas se fortalecem neste processo, “acumulando energia” para assim como a vara do salto em altura, projetar-se para resolver as adversidades que estão passando.

ADMINISTRAÇÃO PORRESILIÊNCIA
CINCO PRINCÍPIOS
1. Liderança: a resiliência começa quando a liderança da empresa estabelece prioridades, aloca recursos e assume os compromissos para estabelecer resiliência organizacional ao longo da empresa. A liderança precisa alcançar uma balança entre assumir risco e conter risco para assegurar a inovação, dentro de um contexto de prudente minimização dos riscos.
2....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resiliência no ambiente de trabalho
  • Resiliência trabalho de teologia
  • Trabalho Resiliencia Urbana na Paisagem 01
  • Resiliência
  • Resiliência
  • Resiliencia
  • resiliencia
  • Resiliência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!