residuos solidos

Páginas: 13 (3165 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
1. INTRODUÇÃO
Este Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS tem por finalidade controlar os resíduos gerados e manipulados e, assim, evitar os impactos potenciais sobre a população, os trabalhadores e o meio ambiente.
O processo de elaboração deste Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos envolveu o planejamento, a coleta e validação das informações, análise das informações e orelatório com o PGRS. As atividades realizadas incluíram visitas ao local com a verificação das instalações e da área do entorno, análise dos documentos e registros disponíveis no local, entrevistas com as pessoas que atuam em nome da BRASCO, a identificação dos resíduos gerados, a caracterização das situações de riscos atuais e as propostas dos critérios adequados para o controle operacional dageração, coleta, acondicionamento, armazenamento, transporte, reciclagem/reutilização/recuperação, tratamento e destinação dos resíduos.
O gerenciamento de resíduos sólidos eficaz deve ser conduzido com o balanceamento de procedimentos corretos de coleta, segregação, estocagem temporária, tratamento e destinação, associados com técnicas de minimização da geração de resíduos, para que o objetivoda gestão seja controlar os resíduos para evitar danos ambientais com os recursos essenciais disponíveis; abrangendo recursos humanos, tecnologia e recursos financeiros.
Para a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos utilizou-se como base a Lei n 9966/00, de 28/04/2000, a Resolução CONAMA n° 313/02, de 29 de outubro de 2002, a restrição n° 17 da Licença de Operação n° FE002751, de19/05/2003 e o Regulamento Técnico de Boas Práticas Sanitárias no Gerenciamento de Resíduos Sólidos publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA (Resolução - RDC nº 056, de 06 de agosto de 2008).
2. OBJETIVO

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos tem como objetivo garantir a manutenção da qualidade ambiental nas áreas sob responsabilidade mediante aimplementação de controles operacionais que assegurem as responsabilidades para uma adequada gestão de resíduos, levando em conta as atividades de geração, coleta, acondicionamento, armazenamento, transporte, reciclagem/reutilização/recuperação, tratamento e destinação dos resíduos.
Todos os funcionários da BRASCO e das empresas instaladas na área são responsáveis pela execução do Plano de Gerenciamento deResíduos Sólidos.




5. DEFINIÇÕES


ACONDICIONAMENTO: Consiste no ato de embalar os resíduos segregados, em sacos ou recipientes que evitem vazamentos e resistam às ações de ruptura; prepará-los para a coleta de forma sanitariamente adequada, como ainda compatível com o tipo e a quantidade de resíduos. (RDC Nº 056/08)

ARMAZENAMENTO TEMPORÁRIO: Consiste na guarda temporáriados recipientes contendo os resíduos acondicionados, visando agilizar a coleta e otimizar o deslocamento entre os pontos geradores e o ponto destinado ao tratamento ou disposição final. (RDC Nº 056/08)

ATERRO SANITÁRIO: É a alternativa de destinação de resíduos sólidos urbanos que se utiliza de técnicas que permitam disposição destes resíduos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde Públicaminimizando os impactos ambientais. (DZ 1311 – R 4)

BENEFICIAMENTO: É o ato de submeter um resíduo a operações e/ou processos que tenham por objetivo dotá-los de condições que permitam que sejam utilizados como matéria-prima ou produto. (Resolução CONAMA 307/02)

CARROS COLETORES: Contentores providos de rodas, utilizados no traslado de resíduos dos pontos de geração até o local destinadoao armazenamento temporário ou tratamento quando em área primária. (RDC Nº 056/08)

CENTRAL DE RESÍDUOS: Local destinado especificamente para armazenamento temporário seguro de resíduos sólidos com área planejada a fim de minimizar o cruzamento de resíduos dos diversos grupos. (RDC Nº 056/08)

DESINFECÇÃO: Procedimento utilizado para eliminar ou inativar microorganismos de objetos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Residuos sólidos
  • Residuos solidos
  • Residuos solidos
  • Resíduos sólidos
  • Resíduos sólidos
  • residuos sólidos
  • Resíduos sólidos
  • Residuos Sólidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!