Residuos solidos na construção civil

Páginas: 8 (1800 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014
Introdução
As políticas de preservação e conservação do meio ambiente têm marcado o perfil das últimas décadas refletindo em inúmeros campos, da economia à política, começando a atingir também o setor da construção civil.
O crescimento populacional, o desenvolvimento econômico e a utilização de tecnologias inadequadas têm contribuído para que a quantidade de resíduos sólidos urbanos aumentecada vez mais. Dentre os diversos tipos de resíduos gerados no ambiente urbano, destaca-se o entulho, resíduo das atividades da construção civil e demolição. A indústria da construção civil causa um impacto ao meio ambiente ao longo de toda a sua cadeia produtiva, desde alterações no uso do solo, extração da matéria-prima, o transporte, até o processo construtivo e suas perdas.
Mesmo com o contínuoaperfeiçoamento dos processos construtivos para redução da quantidade de material desperdiçado e utilização de novas tecnologias construtivas, sempre haverá algo inevitavelmente perdido. Neste contexto, soluções para o problema dos resíduos da construção civil, incluindo reciclagem na própria obra ou em usinas apropriadas, vêm proporcionar redução nos custos ambientais, sociais e principalmenteeconômicos causados pelo entulho, além de disponibilizar um material com grande potencialidade de uso, transformando o resíduo da construção (entulho) novamente em matéria-prima.










A Construção Civil é a atividade que mais gera resíduos sólidos no meio urbano, seus entulhos podem representar até 70% da massa total de resíduos sólidos urbanos de uma cidade brasileira de médio egrande porte. No Brasil, são recolhidas oficialmente 33 milhões de toneladas de entulho por ano, material que seria suficiente para construir quase 500 mil casas populares de 50 metros quadrados cada. Por isso, pensar em alternativas de redução e reaproveitamento dos resíduos gerados é de extrema importância.
Em 2002, foi aprovada a Resolução nº. 307, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama),que dispõe sobre os resíduos sólidos oriundos da construção civil. Segundo a resolução todos os municípios devem ter o seu plano integrado de gerenciamento de resíduos da construção. Além disso, ela exige que o serviço de coleta tenha maior qualificação.
Essas medidas pretendem inibir a disposição inadequada destes resíduos, já que grande parte deles ainda é depositada em aterros clandestinos,em terrenos baldios, calçadas ou bairros afastados. É ainda importante lembrar que a responsabilidade em dispor adequadamente os entulhos é do dono da obra, é ele quem deve buscar uma empresa para coletá-los, geralmente, empresas de transporte de caçambas estacionárias.
A Resolução 307 do Conama também classificou em 4 categorias os resíduos sólidos provenientes da Construção Civil:

Muitosdos resíduos descartados poderiam ser reaproveitados, os resíduos das classes A e B apresentam grande um grande potencial de uso, sendo o de classe A ainda reutilizável na própria obra onde foi gerado. De acordo com uma pesquisa realizada em canteiros de obra em Brasília constatou-se que cerca de 85% dos resíduos descartados eram recicláveis (30% de classe A e 55% de classe B).
Reaproveitamentodos resíduos
Além dos benefícios ambientais, o reuso dos resíduos da construção civil tem grande importância econômica. Reaproveitando materiais que normalmente seriam desperdiçados pode-se reduzir o custo da obra, mas além da economia a reciclagem também pode gerar empregos e ser fonte de renda.

Cada vez mais as construtoras orientam seus trabalhadores a gerar o mínimo de resíduos ereaproveitar o máximo do material. A gestão correta dos materiais faz parte do Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), que tem sido implantado em diversos canteiros de obras, ações concretas como a separação dos resíduos por tipo de material são resultados do trabalho de conscientização ambiental realizado junto aos operários das obras por meio de palestras que abordam diversos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • RESIDUOS SOLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Resíduos sólidos da construção civil
  • Resíduos sólidos na construção civil
  • Residuos solidos na construção civil
  • Residuos solidos da construção civil
  • Residuos solidos da construçao civil
  • Residuos Solidos da Construção Civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!