RESIDUOS SOLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Páginas: 7 (1677 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Campus I – Centro de Tecnologia














RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL














RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL






Trabalho apresentado à Professora Doutora , como pré-requisito para a aprovação da disciplina de Psicologia do Trabalho, cadeira do Curso de Engenharia Civil, da Universidade Federal.João Pessoa
2013
SUMÁRIO

1 introdução 4
2 gerenciamento dos resíduos sólidos na construção civil 6
2.1 como gerenciar os resíduos 6
2.2 a importancia de gerenciar os resíduos 7
3 CONsiderações finais 9
REFERÊNCIAS 10
ANEXOS 11
1 introdução
Os resíduos sólidos constituem aquilo que chamamos de lixo. São todos os tipos de resíduos, ou seja, tudo aquilo que não é aproveitadonas atividades humanas, proveniente de indústrias, comércios e residências, sejam eles sólidos ou não. Nessa definição enquadra-se esse lixo e todo aquele material que não pode ser jogado ao lixo, por ser altamente toxico ou prejudicial ao meio ambiente.
Segundo a ABNT “Resíduos é o que, nos estados sólido e semissólido, resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar,comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnicas e economicamente inviáveisem face à melhor tecnologia disponível.” (NBR10004:2004).
Há algum tempo atrás, acreditava-se que os resíduos sólidos não apresentava nenhum valor a sociedade, porém esse conceito mudou e hoje, esses materiais podem ser reaproveitados para muitos fins. Todavia, apesar da grande maioria dos resíduos serem recicláveis, não é sempre que essa prática acontece.
Na construção civil não é diferente.Esse setor enfrenta um grande desafio, em relação aos resíduos. Com a intensa industrialização e o crescimento populacional nos centros urbanos, os resíduos se tornaram um problema grave. Esse problema caracteriza-se principalmente pela falta de áreas próprias para a deposição desses resíduos, além do elevado custo no gerenciamento. Muitos empreiteiros não sabem o que fazer com os resíduos, eacabam se desfazendo deles de maneira incorreta, gerando assim um grave problema social, podendo causar grandes problemas sociais, bem como de saúde.
Durante a ECO-92 houve destaque a necessidade urgente de se implementar um adequado sistema de gestão ambiental para os resíduos sólidos (GÜNTHER, 2000). Uma das formas de solução para os problemas gerados é a reciclagem de resíduos, em que a construçãocivil tem um grande potencial de utilização dos resíduos, uma vez que ela chega a consumir até 75% de recursos naturais (JOHN, 2000; LEVY, 1997; PINTO, 1999).
A resolução nº 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e a Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) atribui responsabilidades compartilhadas aos geradores, transportadores e gestores municipais quanto ao gerenciamentodesses resíduos.
A lei municipal n° 11.176, de 10 de outubro de 2007, institui o sistema de gestão sustentável de resíduos da construção civil e demolição e o plano integrado de gerenciamento de resíduos da construção civil e demolição de acordo com o previsto na resolução CONAMA n° 307, de julho de 2002, e da outras providências.
Atualmente, existem legislações ambientais que determinam o descarteem áreas pré-determinadas, para posterior reciclagem. Mas nem sempre esse descarte é feito de forma correta.
Nesse contexto, realizaremos uma análise sobre o descarte dos resíduos sólidos na construção civil, concomitantemente ao descarte correto desses resíduos, visando apontar as falhas e as possíveis melhoras nesse cenário de grande importância social.
2 gerenciamento dos resíduos sólidos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Resíduos sólidos da construção civil
  • Residuos solidos na construção civil
  • Resíduos sólidos na construção civil
  • Residuos solidos na construção civil
  • Residuos solidos da construção civil
  • Residuos solidos da construçao civil
  • Residuos Solidos da Construção Civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!