Residuos Solidos da Construção Civil

Páginas: 11 (2644 palavras) Publicado: 25 de março de 2014


UNIMONTE
CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT










UNIMONTE
CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT





Manuela Carina Alves da Cruz (51221036)
Fabiano de Carlo (51220886)
Nailson Gonçalves da Cruz (51310582)
Érica Nonato (51220178)
Wesley da Silva Barbosa (51
Elson Mendonça da Silva (51221470)









Março – 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRATENGENHARIA CIVIL e AMBIENTAL






OS RESÍDUOS SÓLIDOS DE DEMOLIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
CLASSE A



Trabalho apresentado ao Professor
Jean Franco, da disciplina
Projeto Integrador;
da turma 2º ciclo- noturno
do curso de Engenharia Civil e Ambiental.



SANTOS
Março – 2013
1. INTRODUÇÃO
O progresso do nível devida é o grande responsável pelo aumento das quantidades de resíduos sólidos de demolição gerados, agregando um grande problema para as administrações públicas. O manejo inadequado desses resíduos é um fator agravante desde a geração á destinação final (por exemplo: lixões e até em curso d’água), que resulta em riscos ambientais, sociais e econômicos e à saúde pública.
Os impactos demanejo são inadequados, pois os serviços não acompanham o ritmo de crescimento da cidade, quer seja em relação á saúde pública e também á qualidade ambiental, quer seja em relação aos aspectos estéticos e de turismo da cidade de Santos. E é de suma importância a lei, pois é necessário que contemple de forma permanente e dê base ás diversas questões referentes á gestão e ao gerenciamento adequado dosresíduos sólidos. Com a conscientização da importância, empresas já realizam o processo de minimização da demanda desses resíduos, ou seja, redução ao menor volume, quantidade e periculosidade dos materiais, antes de descartá-los ao meio ambiente.
O processo de diminuição de áreas de disposição e o aumento da geração desses resíduos sólidos de demolição, pode tornar alternativas detratar esse procedimento mais interessante economicamente.











2. JUSTIFICATIVA
Neste trabalho pretendemos referenciar os resíduos sólidos reaproveitáveis da demolição na construção civil na cidade de Santos. Numa linguagem mais técnica, o Resíduo da Construção e Demolição (RCD) ou Resíduo da Construção Civil (RCC) é todo resíduo gerado no processo construtivo, dereforma, escavação ou demolição. Entulho é o conjunto de fragmentos ou restos de tijolo, concreto, argamassa, aço, madeira, etc., provenientes do desperdício na construção, reforma e/ou demolição de estruturas, como prédios, residências e comércios. O entulho de construção compõe-se, portanto, de restos e fragmentos de materiais, enquanto o de demolição é formado apenas por fragmentos, tendo porisso maior potencial qualitativo, comparativamente ao entulho de construção.
O processo de reciclagem do entulho, para a obtenção de agregados, basicamente envolve a seleção dos materiais recicláveis do entulho e a trituração em equipamentos apropriados.
A destinação de resíduos sólidos na área de demolição da construção civil, alguns anos não se davam conta do quanto dematéria prima era desperdiçada, envolvendo perda financeira e também o impacto ambiental causado pelo mau uso dos resíduos. Pois quem demolia, não tinha a responsabilidade de destinar o material a lugares apropriados. Ou seja, os resíduos não estão sendo destinados á lugares corretos de descartes, e que muitos continuam sendo usados de forma incorreta, e reaproveitam para fazer aterros de áreas,sem os resíduos estarem totalmente reciclados e separados.
Poderia separar o ferro, o cobre, o pvc e outras matérias-primas de entulho, e depois fazer o aterro.
Os resíduos sólidos gerados pela construção civil é um problema para o meio ambiente, competindo com o resíduo domiciliar. Grande parte deste é levado aos aterros sanitários, diminuindo a capacidade de recebimentos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • RESIDUOS SOLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Resíduos sólidos da construção civil
  • Residuos solidos na construção civil
  • Resíduos sólidos na construção civil
  • Residuos solidos na construção civil
  • Residuos solidos da construção civil
  • Residuos solidos da construçao civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!