Residuos sólidos

Páginas: 12 (2815 palavras) Publicado: 29 de março de 2012
RESÍDUOS SÓLIDOS

RESÍDUOS SÓLIDOS

O crescimento demográfico, a mudança ou a criação de novos hábitos, a melhoria do nível de vida, o desenvolvimento industrial e uma série de outros fatores criaram uma problemática para a sociedade, ou seja, altos índices de gerações de resíduos, contribuindo para degradação ambiental.

Definições
Os resíduos sólidos são definidos como resíduos nosestados sólidos, semi-sólido, que resultam de atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e varrição.

Características

As características dos resíduos são importantes para avaliar alternativas de tratamento, disposição e reutilização, tendo em vista suas propriedades físicas ( tamanho das partículas, conteúdo da mistura, densidade);composição química (análise imediata : umidade, matéria volátil, cinzas, carbono fixo, ponto de fusão); análises elementares : C, H, O, N, S.
Classificação dos Resíduos

Classe I
São aqueles que em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade, podem apresentar risco à saúde pública, provocando ou contribuindo para o aumento demortalidade ou incidência de doenças e/ou apresentar efeitos adversos ao meio ambiente, quando manuseados ou dispostos de forma inadequada.

Classe IIA – não inertes

Os considerados não inertes são aqueles que não se enquadram nas classificações de resíduos classe I e nem de IIB – inertes, podendo ter propriedades como combustividade, biodegradabilidade ou solubilidade em água.

Classe IIB –inertes
Os considerados inertes são aqueles que submetidos ao teste de solubilização e não tenham nenhum de seus constituintes solubilizados, em concentrações superiores aos padrões definidos pela (NBR 10004).

Tipos de Resíduos Sólidos
Lixo domiciliar
É aquele originado da vida diária das unidades familiares, constituídos por restos de alimentos, tais como: cascas de frutas, verduras, produtosdeteriorados, restos de alimentos, jornais, revistas, garrafas plásticas e de vidro, embalagens em geral, papel higiênico, fraldas descartáveis, entre outros.
Lixo comercial
É aquele originado dos diversos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. Ex.: supermercados, estabelecimentos bancários, lojas, bares, hotéis, restaurantes, etc.
Lixo público
São aqueles resultantes dosserviços: de limpeza de vias públicas (varrição manual, varrição mecânica, limpeza de córregos e canais e de terrenos, e limpeza das áreas de realização de feiras-livres.
Resíduos dos Serviços de Saúde
Pela Resolução 306 da ANVISA, pela Resolução 358 do CONAMA e pela Resolução     SMA 33, definem-se como geradores de RSS todos os serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal,inclusive os serviços de assistência domiciliar e de trabalhos de campo; laboratórios analíticos de produtos para saúde; necrotérios, funerárias e serviços onde se realizem atividades de embalsamamento (tanatopraxia e somatoconservação); serviços de medicina legal; drogarias e farmácias inclusive as de manipulação; estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde; centros de controle de zoonoses;distribuidores de produtos farmacêuticos, importadores, distribuidores e produtores de materiais e controles para diagnóstico in vitro; unidades móveis de atendimento à saúde; serviços de acupuntura; serviços de tatuagem, dentre outros similares.
Tipos de resíduos gerados: agulhas, gazes, seringas, bandagens, algodão, órgãos e tecidos removidos, meios de cultura e animais usados em testes, sanguecoagulado, luvas descartáveis, remédios vencidos, e uma gama de outros resíduos.
Estes resíduos podem ser sépticos, ou seja, que contêm ou potencialmente podem conter germes patogênicos e assépticos tais como: papéis, restos da preparação de alimentos, e outros materiais que não entraram em contato direto com pacientes, estes resíduos podem ser considerados como domiciliares e até mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Residuos solidos
  • Residuos solidos
  • residuos solidos
  • Resíduos sólidos
  • Resíduos sólidos
  • residuos sólidos
  • Resíduos sólidos
  • Residuos Sólidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!