Residuos na construção civil

Páginas: 5 (1137 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
A princípio é bom ressaltar a importância da construção civil para o nosso país. Além de ser uma atividade econômica de grande expressão, atualmente, é o setor que mais emprega direta ou indiretamente, contribuindo dessa forma para a redução dos indicadores sociais do desemprego. Em contrapartida, essa atividade traz efeitos nocivos para o meio ambiente, por contribuir para a escassez derecursos naturais, alto consumo de energia, poluição do ar, água e solo, alem de produzir resíduos e ser responsável pela modificação de paisagens naturais.
Segundo o artigo 2º da resolução CONAMA (Conselho Nacional Do Meio Ambiente ) n°307 de 5 de julho de 2002 :

I - Resíduos da construção civil: são os provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e osresultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc., comumente chamados de entulhos de obras, caliça ou metralha;

A indústria da construção civil é a maiorprodutora de resíduos sólidos do planeta, sendo assim, a disposição de resíduos desse setor em lugares inadequados contribui para a degradação da qualidade ambiental, por isso a importância da destinação correta desses resíduos.
A responsabilidade da deposição adequada dos resíduos é inteiramente dos geradores, que se aproveitam da fiscalização falha para dar destinação incorreta aos mesmos. A maioriados resíduos retirados de grandes obras são coletados, transportados e depositados por empresas coletoras de entulho, que utilizam caçambas metálicas e poli-guindastes para fazer a remoção do material.
As empresas coletoras depositam os resíduos da maneira que foi colocado na caçamba (misturados: argamassa, madeira, vidros, óleos, tintas, cerâmica e etc.), já que é responsabilidade dos geradoresa triagem, que deve ser realizada na fonte, ou seja, na obra.
Os geradores de pequeno e médio porte responsáveis por boa parte dos resíduos produzidos costumam contratarem os chamados ‘’carroceiros’’ para darem destino aos resíduos de sua obra. Os contratados costumam depositar o entulho em terrenos baldios, encostas de rios, ruas, calçadas e etc.
Esses detritos, ao serem depositados emterrenos baldios, viram um lugar propício à proliferação de agentes transmissores de doenças - como ratos, baratas, mosquitos, caramujos entre outros – visto que, esse entulho provoca a atração de outros tipos de resíduos (domésticos, industriais entre outros), além de prejudicar a circulação de pessoas e veículos e degradar a paisagem urbana.
A deposição desses resíduos em locais como, encostas de riosou próximos a galerias, causa poluição de águas superficiais, assoreamento do curso da água, degradação de áreas de mananciais e de proteção permanente, além de serem responsáveis pelo entupimento de galerias e bueiros que posteriormente, junto com a cheia dos rios são os responsáveis pelas enchentes e alagamentos das cidades por prejudicarem o escoamento da água.
A exploração descontrolada derecursos naturais não-renováveis, a fabricação de cimento, emissão de gás carbônico na atmosfera e a poluição do ar gerada pelo transporte dos recursos naturais até os grandes centros também são problemas gravíssimos causados pela construção civil.
O impacto ambiental decorrente da gestão inadequada destes resíduos exige soluções rápidas para evitar a degradação do meio ambiente. Sendo assim,satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades tornou-se um grande desafio para a construção civil. Vários estudos estão sendo realizados para aliar o progresso e a sustentabilidade, e as alternativas apontadas vão desde a utilização de fontes de energia renováveis à reciclagem dos resíduos da construção civil.
Há muitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • reciclagem de resíduos na construção civil
  • Aproveitamento de resíduos na construção civil
  • Gerenciamento de resíduos na construção civil
  • Resíduos na construção civil
  • Resíduos de construção civil
  • Resíduos da Construção Civil
  • Residuo de Construção civil
  • Reciclagem de resíduos da construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!