residuos hospitalar

Páginas: 4 (802 palavras) Publicado: 2 de julho de 2014
O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE, através de uma pesquisa sobre o sistema de saneamento básico (serviço de água, esgoto e lixo) no Brasil, constatou a falência deste sistema.Entre os dados mais preocupantes, o IBGE mostrou que 92% dos municípios brasileiros não realizam qualquer tratamento de esgoto, apesar da exigência constitucional. Em relação ao lixo sólido, nadamenos que 75% de todo o lixo coletado no País é despejado a céu aberto, sem qualquer cuidado ou tratamento nos chamados lixões. Quanto aos resíduos de serviços de estabelecimentos de saúde, 45% dosmunicípios não possuem sequer a coleta especial, sendo misturados ao lixo doméstico, e somente 6,4% dos resíduos coletados, são destinados adequadamente.
As consequências deste descaso podem ser comprovadasatravés de dados da SECRETARIA NACIONAL DE SANEAMENTO, demonstrando que 80% das doenças que afetam a população e 65% das internações hospitalares, são causadas pela precariedade do saneamento básico.Especificamente, em relação aos resíduos de serviços de estabelecimentos de saúde, seu grau de periculosidade é multiplicado pela presença descontrolada deste tipo de lixo, nos vazadouros a céuaberto, focos de contaminação mais perigosos do que se possa supor.
Vale salientar, a importância de dar continuidade a pesquisas e estudos sobre o tema, em função da relevância que o mesmo vem adquirindoquanto à saúde da população brasileira.

O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE, através de uma pesquisa sobre o sistema de saneamento básico (serviço de água, esgoto e lixo) noBrasil, constatou a falência deste sistema. Entre os dados mais preocupantes, o IBGE mostrou que 92% dos municípios brasileiros não realizam qualquer tratamento de esgoto, apesar da exigênciaconstitucional. Em relação ao lixo sólido, nada menos que 75% de todo o lixo coletado no País é despejado a céu aberto, sem qualquer cuidado ou tratamento nos chamados lixões. Quanto aos resíduos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Residuos hospitalares
  • Resíduo hospitalar
  • Resíduos hospitalares
  • Resíduos hospitalares
  • Residuos hospitalares
  • Resíduos Hospitalares
  • Resíduos hospitalares
  • Residuos Hospitalares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!